Não vá Embora!
Separamos essas Ofertas Exclusivas para você!

Fale Conosco:
(38) 3722-1029
(38)9-9205-6463

SODALITA Aprenda Mais sobre Este Mineral

sodalita.jpg

         A sodalita é um mineral raro de coloração geralmente azul ou violeta-azulada, amplamente usado como gema e em objetos ornamentais. Pode ser também cinza, amarela, verde ou rosa e é frequentemente manchada de branco, o que diminui seu valor. É lapidada em em cabuchão ou em forma de contas. Translúcida, muito raramente transparente. Quando azul, assemelha-se ao lápis-lazúli, dele diferindo pela densidade e pela presença de pirita, rara na sodalita. Seu azul é diferente, sendo do tipo azul royal e não ultramarino, como o lápis-lazúli e a lazurita. Distingue-se ainda de minerais semelhantes por seu traço branco. Possui seis direções de clivagem pobre, que se traduzem em fendas incipientes através da pedra. É um mineral relativamente frágil, assim chamado pela presença de sódio em sua composição. Mineralogicamente, é classificada como feldspatoide. O grupo da sodalita inclui outros três silicatos cúbicos: hauynita, noseana e lazurita.
          A hackmanite é uma importante variedade de sodalita que exibe tenebrescência: em fratura recente, ela é violeta a vermelha, mas gradualmente passa a branca ou verde à luz solar. Se deixada em ambiente escuro por algum tempo, a cor violeta reaparecerá. O processo é acelerado se for usada luz ultravioleta de comprimento de onda curto. Muitas sodalitas também fluorescem com cor laranja sob luz UV.
          Com hábito tipicamente maciço, é encontrada na forma de veios em rocha ígneas ácidas como nefelinassienitos. Associa-se a outros minerais típicos de ambientes insaturados, principalmente leucita, cancrinita e natrolita.
           A Sodalita é uma pedra que pode produzir fortes mudanças em sua atitudes. Como outras pedras azuis, ela o ajuda a ser mais objetivo e menos crítico a cerca do modo como lidar com a existência e a desvencilhar-se das armadilhas provocadas por um estilo de vida complicado. Ela o ensina também a examinar os seus objetos após serem alcançados. Especialistas sugerem a Sodalita para equilibrar o metabolismo. É benéfica para os órgãos de limpeza e sistema imunológico. Diz-se que a Sodalita combater os efeitos da radiação natural ou artificial. Por isso é recomendada para aqueles que trabalham com equipamentos de Raio-X ou tem contato com material radioativo. É também recomendada para as pessoas envolvidas com acupuntura. A Sodalita é a pedra da expressão e da fala. Cuida muito bem dos problemas da área da garganta, coisas como disfunção da tireoide, tosse, dor na garganta, rouquidão, etc. Faz bastante efeito se utilizada na água de beber

        Equílibrio emocional, ativa o pensamento lógico e a inspiração artística.

Curiosidades:  A Sodalita foi redescoberta em 1806 na Groenlândia, antes na Grécia recebeu esse nome devido ao seu alto grau de sódio, onde “soda” = sal e “lita” = pedra, desta forma a Pedra do Sal ou Sodalita. Os gregos honravam essa pedra como pedra de proteção e curadora, e acreditavam que a mesma conferia ao seu portador a estimulação da inclinação artística. Pintores, escultores e cantores traziam essa pedra sempre consigo.Ela não tinha uma importância ornamental até 1891, quando um vasto depósito de ótima qualidade foi encontrado nas minas em Ontário, Canadá. Após a descoberta a Princesa Patrícia de Connaught visitou algumas vezes as minas e decidiu decorar o interior de sua residência na Inglaterra a Marlborough House, passando então a ser conhecida como Azul Princesa.Relativamente dura, mas frágil, em mineralogia ela foi classificada como um feldspatoide. Bem conhecida pela sua cor azul a Sodalita também pode ser verde, amarela ou rosa e oferece variações com seus veios brancos. As pedras com maior uniformidade de azul são aproveitadas para se lapidar em forma de cabochões e pingentes.Age no som, na vibração e na comunicação. 

      

Importantes depósitos de sodalita são encontrados em poucas localidades: Bancroft, Ontario e Mont-Saint-Hilaire, Quebec no Canadá; e Litchfield, Maine e Magnet Cove, Arkansas nos Estados Unidos. Jazidas menores são encontradas na América do Sul (Brasil e Bolívia), Portugal, Romênia, Myanmar e Rússia. A hackmanite é encontrada principalmente em Mont Saint-Hilare (Canadá) e Groenlândia. Nesta última localidade, é produziada uma variedade verde chamada sodalita camaleão. Cristais euédricos, transparentes são encontrados no norte da Namibia e nas lavas do Vesúvio, Itália. Estes espécimes raros são altamente valorizados pelos colecionadores.

 
Efeitos Psíquicos: A Sodalita estimula a intuição, a inteligência e o pensamento lógico.Ela pode provocar enormes mudanças nas atitudes pessoais.Equilibra a mente, afastando medos e ilusões. Equilibra conflitos internos entre o consciente e o subconsciente, dá coragem. Alivia culpas e temores subconscientes. Ajuda entender os próprios sentimentos melhorando o equilíbrio emocional das pessoas e traz às pessoas autoconfiança, decisão e coragem.Energiza os processos criativos, a comunicação, as faculdades psíquicas, mesclando-os ao raciocínio lógico. Fortalece a comunicação e a expressão criativa. Traz inspiração as pessoas aumentando a criatividade. Atravessa a densidade e a ilusão trazendo clareza e verdade. Acalma e clareia a mente e alivia o medo. Organiza os pensamentos e aumenta a coragem. Favorece o intelecto, o pensamento lógico e racional.Desenvolve o conhecimento superior, a percepção, a consciência, a capacidade de aprendizagem, a comunicação e a sabedoria.Compatibiliza os princípios femininos e masculinos no interior do indivíduo.Ajuda a despertar a terceira visão e a situar o homem em seu papel cósmico.Atua no chacra frontal (sexto), no terceiro olho, abrindo o subconsciente para a canalização da intuição e ampliando a vidência. É uma das despertadoras da terceira visão, preparando a mente para receber a visão interior e o conhecimento intuitivo, ajudando também a chegar a conclusões mais lógicas. Tem o poder de relaxar e abre a terceira visão, aumentando o poder de transmissão com outros planos astrais.


Efeitos Físicos: A Sodalita atua em nosso corpo fortalecendo e harmonizando o metabolismo, os sistemas linfáticos e endócrinos e auxilia o pâncreas.Harmoniza as glândulas e conseqüentemente regula a produção de hormônios fortalecendo o corpo.Previne contra doenças infecciosas e diversas inflamações.Estimula o sistema imunológico e os órgãos de limpeza.Ajuda na cura do sistema nervoso central.Previne contra as alergias.Segundo alguns, ela ajuda no combate as radiações, sendo por isso aconselhada para aqueles que lidam com Raios-X ou material radioativo.


A Sodalita e as Tradições pelo Mundo


*África: Cristal de proteção;

* Irlanda (povos celtas): Cristal dos profetas;

* China e Japão: Cristal da gratidão e da paz;

* Grécia: Cristal da Riqueza e do Glamour.

Descrição: É um mineral de cor azul escura acinzentada, de translúcido a opaco, cuja composição química é Na8 (Cl2Al6Si6O24) (silicato de sódio e alumínio com cloro). É mais encontrada no Brasil, Canadá, Índia e EUA. Sua composição é silicato de sódio e alumínio com cloro. Sua cor é normalmente azul.

Classe mineral: Silicatos.

Grupo: Sodalita.

Fórmula Química: Na8Al6Si6O24Cl2.

Denominação Química: Silicato de sódio-alumínio com cloro.

Composição: Alumínio, Sódio, Cloro com traços de zinco e manganês.

Sistema Cristalino: cúbico.

Cor: Azul escuro a azul violeta freqüentemente com veios brancos (que também pode ser amarelo ou vermelho); raramente acinzentado, esverdeado, amarelado, branco ou rosa.

Transparência:- De translúcido a opaco.

Brilho:- De vítreo a gorduroso.

Densidade relativa:- 2,25.

Dureza de Mohs:- 5,0 a 6.0 Mohs.

Características de identificação:- Veios brancos (calcita), raramente podem possuir pontos de pirita.

Clivagem -  Fraca dodecaédrica

Fratura - Conchoidal

Energia: receptiva.

Planeta: Vênus.

Elementos: água e ar.

Signo: sagitário, peixes, virgem e aquário.

Objetivo: cura, paz, meditação, sabedoria.

Chakras: Sexto – Frontal (ajna); também pode ser usado no Quinto chakra o Laríngeo, quando queremos estimular a comunicação.

Atributos modernos: afasta medos e ilusões, equilibrando a mente.

Indicação: Compreender emoções, desenvolver intuição. Acalma a raiva e o medo. Tem um alto potencial como sedativo.

Mês: Janeiro

Profissão: Ator, escritor, estudante.


Trata-se de um dos despertadores do terceiro olho, que prepara a mente para o recebimento da visao interior e do conhecimento intuitivo. Constitui a mais densa e assentada das pedras de azul intenso e extrai pensamentos profundos desobstruindo a mente para que funcione apropriadamente. Quando a mente se acalma, pode-se obter maior perspectiva e compreensão. A sodalita proporciona a mente a habilidade de pensar de forma racional e intelectual para chegar conclusões lógicas. A sodalita ajuda a remover antigos padrões mentais do subconsciente para abrir caminho ao pensamento consciente. Essa pedra assemelha-se ao intenso azul-escuro do céu noturno, quando se viaja para o fundo da mente, como o sono, e se volta revigorado com maior compreensão e perspectiva. Suas linhas e manchas brancas simbolizam a luz espiritual que surge quando se equilibra a mente.
Na meditação, colocada sobre o chakra frontal ou segurando em sua mão proporciona uma visão mais clara e acurada das situações, nos alerta para as coisas essenciais da vida.Ensina a examinar as metas depois que elas forem atingidas. Ensina-nos a sermos menos críticos, ter mais objetividade, a rever nossas metas. Ajuda a ser mais objetivo e menos crítico sobre os modos de lidar com a existência.
Colocada sob o travesseiro ela diminui os temores e sensações de culpa que nos deprime.Promove harmonia. Aumenta a compreensão. Estimula a persistência e o equilíbrio emocional para o crescimento espiritual.
É boa também para pessoas hipersensíveis, pois estabiliza o poder mental, permitindo a mudança do emocional para o racional. Também acalma pessoas com tendência a agressões verbais.
É muito usada em terapias alternativas pelo seu poder de amenizar obsessões e compulsividades, sentimentos esses que atacam o ego e o sistema nervoso.

 

Para conhecer sobre outras pedras clik aqui

Loja CristaisdeCurvelo no What's app