Carregando... Por favor, aguarde...

Interessante descoberta de cristais gigantes no mexico, a 300 metros de profundidade com pontas de cristal de até 50 toneladas cada uma!
Veja o video!

 
Descrição= Naica a gruta dos cristais gigantes

Nesta época em que poucos acontecimentos nos assombram, a natureza nos brinda com
uma extraordinária e única oportunidade para admirar, conhecer e proteger, um local excepcional, uma maravilha única de nosso planeta por sua grande

beleza, valor geológico e científico: as Grutas de Naica, localizadas numa área de exploração Mineral, no estado de Chihuahua ao norte de México.

Essas grutas, com temperatura de até 60° C e umidade de 100%,

o berço dos cristais gigantes! Uma floresta de cristais, os maiores do Planeta. Um lugar além da imaginação, além de qualquer sonho...

Cristais naturais, os maiores da terra, foram descobertos em duas cavernas de uma mina da prata e zinco, em Naica, estado de Chihuahua, México. Alcançando comprimentos de até 14 metros, os cristais facetados são composto de selenita, um tipo de gesso translúcido, cristalino .

Os maiores cristais de Selenita do mundo!

Uma das maiores jazidas de zinco e prata do mundo, as minas de Naica, no México, está trabalhando para que os seus cristais extraordinários sejam conhecidos. Nelas, existem grandes câmaras a vácuo, onde foram encontrados cristais de selenita (gypsum) gigantes, medindo de 3 a 4 metros de diâmetro e de 11 a 14 metros de altura. A câmara que abriga estes cristais ficou conhecida como "A Gruta dos Cristais Gigantes" e localiza-se aproximadamente a 290 metros abaixo da rocha de pedra calcária da mina. Os cristais foram formados pelos líquidos hidrotermais que emanaram das câmaras de magma abaixo. A caverna foi descoberta quando os mineiros estavam perfurando a falha de Naica, preocupados que a mina fosse inundada. "A Gruta das Espadas" é uma outra câmara na mina de Naica, contendo cristais similares.

Em abril de 2000, os irmãos Eloy e Javier Delgado encontraram o que peritos acreditam ser os maiores cristais do mundo, ao explodirem um novo túnel, a quase 300 metros abaixo da mina de prata de Naica, em Chihuahua do sul. Eloy, que tem quarenta anos de idade, escalou uma pequena abertura entre as rochas, até atingir a caverna, bloqueada com cristais imensos!

"Era bonito, como a luz refletida por um espelho quebrado", disse ele.

“A visão dos cristais translúcidos entrelaçados uns sobre os outros, era fantástica! Como se estivessem ali apenas aguardando que lhe examinassem o peso e a substância”. Um mês depois, uma outra equipe de mineiros de Naica, encontrou uma caverna maior, ao lado da primeira.

Os maiores cristais foram encontrados na “Gruta das Espadas", que faz parte do sistema de cavernas da mesma mina. Alguns deles estão agora em exposição na instituição Smithsonian.

Segundo Fisher, os proprietários da mina e o governo local, esperam evitar a remoção de peças dessa descoberta, para exposições em museus ou coleções particulares.

Atualmente, a companhia de mineração limitou a visitação das cavernas aos peritos e cientistas. Caçadores de minerais destruíram passagens e quebraram as câmaras por duas vezes, desde que foram descobertas. Além do calor, o ambiente é perigoso. De acordo com o Fisher, um minerador tentava levar um cristal gigantesco para fora, quando um outro caiu e o matou.

Quando a extração dos minérios de Naica já não for viável, a mina será fechada e as cavernas serão submergidas - e os cristais começarão a crescer outra vez.


A cidade de Chihuahua é a capital do estado mexicano de Chihuahua, com uma população de aproximadamente 748.551. A atividade predominant é a indústrial.

A mina de Naica encontra-se a 100km ao N.E.

Chihuahua, México, lar de duas cavernas quentes que contêm os maiores cristais naturais do mundo... O primeiro cristal de selenita retirado da caverna para estudos, tem 11 metros de comprimento e pesa 55 toneladas.



Fonte: REVISTA GEOLOGY

Matéria e Fotos: JAVIER TRUEBA

(Madrid Scientific films)

Tradução e adaptação do texto: OLGA MENDONÇA
Voltar ao topo
Loja CristaisdeCurvelo no What's app