Carregando... Por favor, aguarde...

Turquesa

turquesa.jpg

Grupo da Apatita.

  Sistema: Triclínico.
  Composição química: Fosfato de alumínio, potássio contendo cobre.
  Cor: Azul celeste, azul esverdeado, verde maçã.


Clareza na comunicação. Expressão emocional equilibrada. Protege quem a usa de vibrações perniciosas. Usada na meditação ajuda a intuição. Suas qualidades são as de proporcionar uma sensação saudável ao organismo e de transmitir uma sensação de bem-estar e alegria. Quando apresenta estrias ou manchas por inclusões de prata, tem suas vibrações intensificadas em benefício do campo emocional, ativando-o e oferecendo perspectivas mais esperançosas em relação ao futuro. Quando apresenta inclusões de cobre, converte-se num condutor que equilibra o funcionamento do sistema respiratório e normaliza os pulmões. Em geral, esta pedra contribui nas experiências relacionadas com a memória e o resgate de vivências do passado. Cria força, protege e ajuda a comunicação.


 
Signo: Todos.
  Profissões: Educador, Operário, Político, Veterinário.
  Planetas: Vênus e Urano.
  Meses: Julho e Dezembro.
  Chacras: Quinto.

Turquesa é uma gema geralmente entre a cor ciano e o verde, gerando a cor homônima. As variedades mais caras são a "robin's egg blue," (cor azul do céu). As inferiores são esverdeadas. A turquesa que se desvanece na cor é também inferior. A turquesa é um fosfato de alumínio com pequenas quantidades de cobre e ferro. A gema é apenas ligeiramente mais dura do que o vidro.

Em épocas antigas, turquesa foi usada pelos Egípcios e foi retirada por eles na Peninsula do Sinai. Existem depósitos importantes no Irã perto de Nishapur e também no sudoeste americano. A turquesa era considerada a pedra nacional da Pérsia e usada intensamente na decoração de objetos. A Turquesa é usada por artesãos Nativos Americanos especialmente os trabalhadores em metais da tribo de índios americanos navaho. O material vívido encontrado no Arizona é conhecido como Bisbee Blue. Turquesa também é usada na camiseta do time de futebol inglês Chelsea, sendo uma das cores mais famosas em relação ao uniforme no mundo.

A turquesa, juntamente com o coral, é usada extensivamente em joalheria no Tibete e na Mongólia. A turquesa é encontrada na China e retirada das minas para venda a outros países, mas não é usada em joalheria. Algumas esculturas são feitas da mesma maneira que esculturas com jade

 

General
Categoria Pedras Preciosas
Fórmula CuAl6(PO4)4(OH)8·5H2O
Identificação
Cor Azul, ciano, verde
Habit Massive, nodular, drusy
System Triclinic
Cleavage Good to perfect - usually N/A
Fractura Conchoidal
Hardness 5-6
Lustre Waxy to subvitreous
RI 1.61-1.65 (DR +0.040)
Pleochroism N/A
Streak Bluish white
SG 2.6-2.9
Fusibility Fusible in heated HCl
Solubilidade Soluble in HCl
Significado Simbolo dos viajantes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para conhecer sobre outras pedras clik aqui

Voltar ao topo
Loja CristaisdeCurvelo no What's app