Carregando... Por favor, aguarde...

Topazio Azul  

topazio_azul.jpg

Aumenta a capacidade telepática, Felicidade, Bom humor.

  Grupo: Topázio.
  Dureza: 8.
  Materiais de origem: Alumínio com conteúdos de flúor, sílica com ferro, cromo, titânio, vestígios de estanho.
  Coloração: Branco, azul-claro, azul, translúcido até transparente.
  Locais onde é encontrada: Paquistão, Japão, Madagascar, Austrália, México, Sri Lanka, EUA, Brasil.


 
Crenças e mitos: Segundo os gregos, reuniram-se no Topázio-Azul os deuses do céu e da terra, onde deliberavam sobre a exclusão dos males para fazer com que o céu e todos os mares aparecessem transparentemente azuis. O Topázio-Azul prevenia seu portador contra falsos amigos, bruxarias e mau-olhado. Em caso de trovoada, o Topázio-Azul ficava eletrizado e com sua força unia o céu e a terra.

 
Efeitos terapêuticos para o corpo:O Topázio-Azul ajuda em casos de inflamação do pescoço, nariz e garganta. Previne contra o aumento do pâncreas e minora dores de cabeça. Protege a laringe, os canais respiratórios e alimentares. Ajuda em casos de hemorróidas, varizes e gota.

 
Efeitos terapêuticos para a psique:O Topázio-Azul desperta as nossas capacidades musicais e é muito prezado por cantores, pintores e artistas teatrais, como pedra de sorte e de proteção. Segundo as lendas o Topázio-Azul constitui a ligação entre céu e terra e proporciona uma ligação harmônica com os meios ocultos. Aos artistas cênicos, ele traduz muito sucesso no palco. Suas suaves flutuações harmonizam nossa vida emocional. Na meditação, ativa em pessoas sensíveis a capacidade de perceber coisas distantes e aumenta a capacidade telepática, proporcionando alegria no estabelecimento de contatos.

 
Indicado para:Esclarecimentos de idéias confusas, inspiração, clareza, limpeza, calma, sono, sensação de valor próprio. Brônquios, pescoço, pele, laringe, pulmões, sistema nervoso, mucosa, cordas vocais, veias.


  F
ormas existentes: Pedra bruta, lapidada, pingente.
 
Signos: Sagitário (22/11 a 21/12).
 
Profissões: Bioquímico, Farmacêutico.
  Planeta: Vênus.
 
Chacras: Quinto.


O topázio azul é uma das gemas mais populares na joalheria e preferidas pelos designers, estando sempre presente nas linhas de produção. O que muitos comerciantes de jóias não sabem é que o topázio azul é extremamente raro na natureza. A cor azul intensa observada dominantemente no comércio é resultado da aplicação de radiação gama ou de outros tipos de radiações em topázios naturalmente incolores.

Topázios azuis com cores mais suaves (similares à coloração de água-marinha) podem ser conseguidos com métodos envolvendo radiação gama. Tons de azuis mais acentuados - conhecidos como swiss blue e london blue - são obtidos através de aceleradores de elétrons e reatores nucleares.

A subseqüente queima (tratamento térmico) é um fator determinante na coloração final. Tons cinzas indesejados podem aparecer se a queima não for corretamente conduzida.

A cor azul em topázios irradiados é permanente. No entanto, fogo direto na pedra deve ser evitado durante a confecção da jóia. A causa de cor em topázios irradiados está diretamente relacionada a sua composição química.

Existem basicamente dois tipos de topázios: topázios ricos em OH (hidroxila) e topázios ricos em F (Flúor). Estes últimos parecem ser mais susceptíveis à radiação gama que os demais. Topázios incolores do norte de Minas Gerais são famosos pelos resultados obtidos em tratamento por radiação gama.


O topázio é um mineral nesossilicato de flúor e alumínio de fórmula química Al2[(F,OH)2SiO4]. É bastante utilizado em joalharia e classificado como pedra semipreciosa.


Topázio incolor, Minas Gerais, Brasil

Índice

 
  • 1 Características físicas
  • 2 Tipos de ocorrência
  • 3 Etimologia
  • 4 Ver também

  Características físicas

Cristaliza no sistema ortorrômbico e seus cristais são na maior parte prismáticos terminados ou não por faces piramidais, frequentemente apresentando pinacóide basal. Tem uma perfeita clivagem basal e por isso as gemas ou outros espécimes finos devem ser seguradas com cuidado para evitar que apareçam falhas de clivagem. A fratura é concoidal e desigual.

O topázio tem uma dureza de 8, peso específico entre 3.4-3.6, e um brilho vítreo. Quando puro é transparente mas em geral matizado por impurezas; em termos de cor o topázio típico apresenta-se cor de vinho ou amarelo-claro. Pode também ser branco, cinza, verde, azul, ou amarelo-avermelhado e transparente ou translúcido. Quando aquecido, o topázio amarelo torna-se frequentemente rosa-avermelhado.

  Tipos de ocorrência

O topázio ocorre em pegmatitos, veios de quartzo de alta temperatura e em cavidades existentes em rochas ácidas como granito e riólito e pode ser encontrado associado com fluorita e cassiterita. Pode ser encontrado nas montanhas Urais e Ilmen (Rússia), na República Checa, Saxônia, Noruega, Suécia, Japão, Brasil, México, e Estados Unidos.

Em Portugal pode ser encontrado na zona de Gonçalo, Guarda.

 Etimologia

O nome "topázio" é derivado do grego topazos ("buscar"), que era o nome de uma ilha no Mar Vermelho difícil de encontrar e da qual uma pedra amarela (atualmente acredita-se que fosse uma olivina amarelada) era minerada em tempos antigos. Na Idade Média, o nome topázio conhecido era usado como referência a qualquer gema amarela, mas atualmente o nome é aplicado corretamente somente ao silicato descrito acima.


O topázio está entre as gemas mais tradicionais e de uso mais antigo. Pode ser encontrado em muitas cores – amarelo, rosa, azul, incolor, vermelho -, mas, por ser a amarela a mais valiosa, muitos pensam ser sempre esta sua cor.
A variedade
amarela/alaranjada, comercialmente conhecida como topázio imperial, é particularmente importante para os brasileiros, pois nosso país é o único que a produz. Ele é extraído apenas em Minas Gerais e somente no município de Ouro Preto. Trata-se, pois, de uma gema de ocorrência muito restrita

Para conhecer sobre outras pedras clik aqui

Voltar ao topo
Loja CristaisdeCurvelo no What's app