Carregando... Por favor, aguarde...

TANZANITA

Pedra de garimpo extraido diretamente da natureza não foi feita em laboratorio por mãos humanas. 


tanzanita-nbruta.jpg
O que a Tanzanita significa?

Conta-se que ha muito muito tempo, ao pé da mais alta montanha da Africa, o Kilimanjaro, um gigantesco fogo em vegetação por causas indeterminadas destroira imensos territorios habitados de grandes felinos. O incêndio apagado, os habitantes vieram constatar a extensão da destruição e notaram então que o solo da região de Mererani, recoberto de cinza, estava constelado de pedras de um azul fascinante com tonalidades roxas.A gema foi encontrada por pastores de gado que cuidavam da criação das colinas dos Montes Meralani.
Trata-se de uma gema translúcida com cristais azuis, uma variedade azul ou violeta do mineral zoisite. Também pode ocorrer em uma só cor, variando entre transparente, vermelho, amarelo, verde ou azul. A Tanzanita é a pedra do mês de dezembro. Essa gema preciosa é tão rara quanto os diamantes. É bastante valorizada em joalheria e seu preço se equipara ao das safiras.Era zoisitas que em seguida chamadas "tanzanitas" do nome do pais, a Tanzanita. Os Masais dizem que o solo produzira tanto que os grandes amimais medirão a Terra. Ela teria sido conhecida desde 1954, mas foi em 1967 que Manuel de Souza "descobre" esta gema, por acaso, em Arusha na Tanzânia. Fala-se logo na imprensa do "tesouro azul da Africa", fazendo referência aos grandes cristais semelhantes à safira. John Saul, geologo trabalhando in loco envia amostras à seu pai em Nova York que as leva ao célebre joalheiro Tiffany's que a batiza "tanzanita" pois a pronuncia em inglês de "zoisita" é muito proxima da palavra "suicidio"...e a lança sobre o mercado americano em 1968. Mas, segundo alguns, é o vice-presidente de um museu nova-yorquino, Henry Pratt, que a compra por acaso, em 1968, em Idar-Oberstein a identificando como uma variedade até então ignorada da zoisita. No inicio de sua formação, é a transformação entre 450°C e 700°C do vanadio que lhe da sua cor azul.A tanzanita não é um mineral reconhecido pela Commissão Internacional de mineralogia para a qual ela é simplesmente a zoisita, proxima dos epidotos.

Nos anos 1990, "tanzanitas" ou melhor, zoisitas incolores, verdes, castanho-alaranjado foram descobertas, a variedade verde cromifera era chamada por engano "tanzanita verde". A anzanita apresenta uma particularidade de mudar de cor conforme a luz : azul à luz do dia ela se torna violeta na luz incandescente. Conta-se que ha muito muito tempo, ao pé da mais alta montanha da Africa, o Kilimanjaro, um gigantesco fogo em vegetação por causas indeterminadas destroira imensos territorios habitados de grandes felinos. O incêndio apagado, os habitantes vieram constatar a extensão da destruição e notaram então que o solo da região de Mererani, recoberto de cinza, estava constelado de pedras de um azul fascinante com tonalidades roxas.Era zoisitas que em seguida chamadas "tanzanitas" do nome do pais, a Tanzanita. Os Masais dizem que o solo produzira tanto que os grandes amimais medirão a Terra.A cultura africana considera a tanzanita com um presente de Deus. Tida como pedra da vida, é comum ser dada de presente a recém-nascidos.



A Tanzanita e a saúde


Segundo os gemoterapeutas, a pedra permite entrar em paz consigo mesmo e ajuda a eliminar sintomas como ansiedade, obsessão e depressão. Fortalece a capacidade perceptiva, a memória e a intuição. Conecta a pessoa com seu centro, trazendo liberdade de comunicação e de expressão.



Como utilizar 


A pedra bruta não é geralmente de um belo azul puro, mas possui tonalidade azuladas, então ela é queimada à 600°C e a tonalidade azul que aparece é estavel, o marrom não sendo praticamente mais visivel.Como as pedras possuem três aixos de cor - violeta, azul, marrom - o lapidario deve saber escolher aquele que e o mais favoravel pois conforme ele posicionar a mesa perpendicularmente ao eixo azul ou ao eixo violeta, a gema sera azul ou violeta...cada pedra tem uma tonalidade de cor que a personaliza. A azul-escura é a mais procurada.

A mais bela joia amoldada com a tanzanita seria um colar com cinco voltas pertencendo à atriz americana Elizabeth Taylor. E é o joalheiro americano Tiffany's que principalmente contribuiu à divulgar esta gema sobre o mercado internacional. A tanzanita é a pedra de aniversario do 24° ano de casamento.

Ela é sensivel aos acidos. Em compensação não a expor aoschoques, nem a arranhar. Lavagem com agua adicionada de liquido utilizado para lavar louças, enxaguagem e secagem rapido à temperatura ambiente.

 


Onde Devemos usar?


A Tanzanita protege aos médiuns e apresenta grande capacidade energética revitalizadora. É usada como amuleto protetor de ciúmes e inveja, pois transforma as energias negativas em positivas. Na antiga Grécia, essa pedra preciosa era presenteada aos sofredores, para que fossem aliviadas suas preocupações e problemas. Ajuda a eliminar problemas de garganta, enfermidades dos brônquios, alergias e estimula a fertilidade.

Composição Quimica


Transparência : transparente
Refringência : 1.691 - 1.700
Birrefringência : 0.009 Fraca, bi-eixo positivo
Dublagem : não
Dispersão : 0.030 (0.010)
Pleocroismo : muito forte
Numero de cores : 3 (azul, violeta, castanho amarelo)
Espectro de absorção : 595 - 528 - 455
Fluorescência : inexistente
Ca2Al2[SiO4]3(OH)-silicato de calcio e aluminio
Cor principal : azul, violeta
Cor do traço : branco
Brilho : vitreo
Dureza : 6.5 à 7.0
Densidade : 3.35
Clivagem : perfeito
Fratura : irregular

 

Garimpos origem ou extração de Tanzanita


Hoje a tanzanita somente é encontrada na Tanzânia, unicamente no norte do pais, ao pé do Kilimanjaro, na região de Arusha em Mererani, numa zona não ultrapassando os 10 km2 onde algumas minas o extraem numa rocha de grafite muito duro devendo ser pulverizado à dinamite, o que permite de fraturar frequentemente os grandes cristais.A maior tanzanita encontrada até hoje pesa 126 quilates e seria estimada em torno de 500 000 I.São os Masais que controlam à 95%, a extração e a revenda aos comerciantes instalados em Arusha e, curiosamente, eles são apaixonados somente por esta gema, ignorando rubis, granadas, diamantes...Muitos fizeram "fortuna" tendo motos, relogios de ouro, rebanhos, imoveis de relação na cidade pois eles são negociantes informados, inflexiveis.As gemas são em seguida exportadas, em particular aos Estados Unidos, onde a venda de tanzanita é colocada justo depois da safira.

 


Resumo das Propriedades da Tanzanita em Terapias 

Poderosa, a tanzanita agiria com moderação, conveniente aos chacras superiores : garganta, terceiro olho, apice. A tanzanita estimularia a imaginação, a criação artistica, o talento literario, até o humor, facilitando a memoria, excitando a curiosidade. Ela seria benéfica para a vista, o ouvido, desenvolvendo as percepções extra-sensoriais e a intuição.

Signos do zodiaco : capricornio, aquario, sagitario

Mes : dezembro

Chacras: Décimo primeiro, sétimo, sexto.

 

variedades-da-tonalidade.jpgtanzanita-roxa-e-azul.jpg tanzanita-roxa.jpg

Para conhecer sobre outras pedras clik aqui

Voltar ao topo
Loja CristaisdeCurvelo no What's app