Carregando... Por favor, aguarde...

galena-2-.jpg

 GALENA

 

   

      A galena é um sulfureto que representa a principal fonte de extração de Pb. A galena é densa, tem dureza 2.5, cristaliza no sistema cúbico e apresenta-se geralmente em cristais de forma cúbica, octaédrica e em combinações destas duas formas. Cristais maclados, segundo a lei da espinela, são particularmente interessantes. Encontra-se geralmente associada a esfalerita, pirita, calcopirita, dolomita e calcita.


        A Galena é um dos sulfetos mais comumente encontrados em rochas sedimentares, Vulcano-sedimentares, hidrotermais e metamórficas. Apresenta-se muitas vezes associada à esfalerita, à pirita, à calcita e ao quartzo.  Segundo à obra Minerais e Pedras preciosas do Brasil, a galena é um sulfeto de chumbo que frequentemente contém impurezas de prata, sendo a principal fonte de obtenção destes dois metais. Este mineral apresenta a cor cinza, porém com por intenso brilho metálico prateado e perfeita clivagem em três direções ortogonais.                                                     A  galena possui uma das maiores densidades relativas entre os sulfetos - correspondente a 7,5 - e cristaliza-se sob a forma de belos cubos e octaedros, o que é muito interessante para colecionadores de minerais, pois muitas vezes estes formatos se combinam, resultando em verdadeiras obras-primas da natureza.

 


Curiosidade


            A galena foi famosa até meados do século XX pela sua capacidade de recepção de ondas de rádio, o que facilitava a confecção do aparelho conhecido como "rádio de galena". Ela é um semi-condutor natural, daí percebendo-se a sua importância como precursora dos diodos e transmissores usados nos equipamentos eletrônicos.Galena é o minério primário de chumbo que é utilizado, principalmente, na fabricação de baterias de chumbo-ácido. No entanto, quantidades significativas são também usadas para fazer folhas de chumbo e de tiro. Galena é muitas vezes minado por seu conteúdo de prata (por exemplo, a Mina de Galena, no norte de Idaho).
Galena é um semicondutor com uma pequena banda proibida de cerca de 0,4 eV, que encontraram uso nos primeiros sistemas de comunicação sem fio. Por exemplo, foi utilizado como o cristal em aparelhos de rádio de cristal, em que foi utilizado como um díodo de ponto de contacto para detectar os sinais de rádio. O cristal de galena foi utilizado com um alfinete de segurança ou fio cortante similar, que era conhecido como o "bigode de gato". Fazendo tais conjuntos sem fio era um hobby casa popular na Grã-Bretanha e outros países europeus durante os anos 1930.

Aspectos Místicos

 
            A galena é conhecida como a pedra da harmonia, pois promove o equilíbrio em todos os níveis - físico, espiritual e etérico. É também um excelente ancorador ou aterrador de energia, sendo ótima para a cura holística. 

          Um detalhe importante sobre a utilização da galena é que, devido a sua composição (sulfeto de chumbo), este mineral é tóxico, e sua utilização deve ser moderada. Não é aconselhável o preparo de elixir pela maneira tradicional (imersão de uma amostra do mineral energizado em água), pois poderá ocorrer intoxicação por chumbo, o que certamente trará problemas graves. Se a sua intenção for se beneficiar das vibrações deste cristal, procure uma forma alternativa, uma boa dica é consultar a obra A Bíblia dos Cristais, de Judy Hall.

 



Fórmula Química: PbS

Composição: Sulfeto de chumbo. 87,0% Pb, 13,0% S

Clivagem: Perfeita (100)

Dureza: 2,5 

Densidade relativa: 7,2 - 7,6

Brilho: MetálicoTransparência: OpacoCor: Cinza-chumbo

Traço: Roxo

 

galena-3.jpg
      A Galena é uma pedra de harmonia que traz equilíbrio em todos os níveis e harmoniza os planos espiritual, físico e etérico. Ela auxilia as pessoas que estão sofrendo de depressão e é uma ferramenta de auxílio na cura holística. A Galena é excelente para médicos, homeopatas e herbalistas. Ela incentiva as pesquisas e os ensaios experimentais. Esta pedra de um lilás metálico, abre a mente, expandindo as ideias e dissolvendo as pressuposições do passado.

      Esta é mais uma pedra de transformação, especialmente quando se embarca em viagens espirituais. A Galena é usada, às vezes, nas terapias de regressões de vidas passadas como um guia da visão interior. Ela ajuda a encarar e superar os medos mais profundos. É uma pedra ligada ao elemento terra e, por isso, ela proporciona força, coragem e habilidade para enfrentar os momentos difíceis.

        Além disso, a Galena ajuda a recuperar o poder pessoal e auxilia no combate dos efeitos danosos da radiação, poluição eletromagnética e de longas horas em frente ao computador. Fisicamente, a Galena auxilia a reduzir as inflamações e erupções, estimula a circulação e beneficia as artérias. Este cristal, ainda, aumenta a assimilação de zinco e selênio e é muito benéfica para os cabelos. Entre seus poderes, está a contribuição no tratamento de recuperação de viciados.

       Encontrada nos Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, Peru e México, a Galena auxilia nos problemas do sistema nervoso e ajuda a fortalecer os pulmões.

       Ela é encontrada normalmente incrustada no Quartzo Branco leitoso, mas sua parte metálica é Chumbo Nativo (Sulfeto de Chumbo). Obviamente temos então a nosso dispor o poder destas 2 pedras trabalhando a nosso favor quando utilizamos uma Galena.Seu primeiro propósito é o da Paz, da Harmonia, trazida através de uma energia de elevação espiritual, capaz de nos levar ao estado de comunicação com este canal. O segundo propósito, o do Chumbo, é o de trazer estabilidade mental, emocional, e principalmente ela é uma grande estabilizadora da Mediunidade, em especial para as pessoas cujos processos ocorrem muito rapidamente.

       Ela antes de tudo,é uma grande fonte de Conexão Espiritual, mas de forma mais centrada e estabilizada. Por ser um metal pesado, possui a importante função de impor limites, delimitações. Pode também ser utilizada em jovens adolescentes que estejam na fase do "tudo muito". Esta pedra traz um sentimento muito importante de estar inteiro, incorruptível em nossa integridade, principalmente no que diz respeito aos nossos valores espirituais. Também é oportuno seu uso nos casos de constante instabilidade emocional, com altos e baixos constantes de humor. Traz a leveza, a Purificação Espiritual, a Paz. Pode ser utilizada sem restrições, pelo tempo que se faça necessário. Portanto, use e abuse! Ela é uma companheira imprescindível em momentos difíceis, trazendo sua energia pela elevação espiritual, através do canal da fé.

 


Para conhecer sobre outras pedras clik aqui

Voltar ao topo
Loja CristaisdeCurvelo no What's app