Carregando... Por favor, aguarde...

andradita.jpg     Andradita é uma espécie do grupo da granada. É um nesossilicato, com fórmula Ca3Fe2Si3O12.
     Foi descrita pela primeira vez em 1868, a partir de uma ocorrência em Drammen, Buskerud, Noruega.Foi assim designada em homenagem ao seu descobridor, o mineralogista brasileiro, estadista e poeta José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838).

 
A andradita : esta variedade de granada foi descrita e identificada por Dana, seu nome é homenagem à um mineralogista brasileiro José Bonifacio de Andrade e Silva (1763-1838).

Variedade melanita : seu nome vem do grego "negro" e contém titânio.

topazolita : variedade de andradita de cor amarelo a amarelo limão, ou castanho, transparente, que deve seu nome à sua cor próxima da cor do topázio.

Demantoida : é a variedade cromífera, descoberta na Russia no Oural no meio do século XIX°, é a granada a mais estimada, uma variedade de andradita verde, cujo nome vem do alemão "demant" significando diamante pois esta gema verde tem um aspecto brilhante como o diamante, ela foi destacada pelo célebre joalheiro russo Fabergé.Existe granadas ditas "mali" de amarelo à verde, sua composição química é próxima da grossularia e da andradita e elas são provenientes do Mali. Eles são chamados "grandita" contração de grossularia e andradita.

 

Local de extração: Melanita : encontra-se esta variedade de granada na França (Auvergne), na Alemanha (Bade-Wurtemberg), nos Estados Unidos (Colorado) na Itália, na Noruega, no Mali.

Topazolita : proveniente dos Estados Unidos (Califórnia), da Itália (Alpes) da Suíça.

Demantoida : é uma granada verde proveniente da Russia (jazidas históricas no Oural, inclusões tipicas em forma de rabo-de-cavalo), da Itália (Vale Malenco), de Madagascar onde foi descoberto em 2009 uma nova jazida em Ambanja, da Namíbia (descoberta em 1996), do Iran, em Madagascar, da China, da Coreia, dos Estados Unidos, do Zaire

 
Utilização em joalheria: Demantoide : apreciado em bijuteria, pois esta gema tem um aspecto brilhante, como o diamante!De tamanho pequeno e muito caro o demantoide gema foi divulgado desde sua descoberta por Karl Fabergé, ourives e joalheiro dos tsars, que logo compreendeu que o brilho excepcional desta granada podia ser colocado em destaque nas joias...nessa época era a unica granada verde e sua unica jazida conhecida era na Russia. Ela pode ser substituída por outras pedras verdes, havendo efeitos comparativos como o peridoto, a turmalina verde garrafa; a esmeralda.A apelação "diamante da Sibéria" ou "esperalda do Oural" para a granada demantoide é proibida.

A melanita, variedade negra, servia a fabricar joias para luto, mas é pouco procurada.

A granada é a pedra aniversario do 2° ano de casamento.
 

Cuidado e precaução no cotidiano: fácil de manutenção, pode-se limpar sempre, pouco sensível aos produtos de lavar louça, ao calor, aos choques, elas são de uma dureza correta para serem usadas em joias.O demantoide deve ser protegido dos choques pois continua consideravelmente frágil.

Gemas aproximativas: Berilo , Crisoberilo , Esmeralda , Grossularia , Ortoclásio , Uvarovita , Peridoto , Espinélio , Titanita , Turmalina

Litoterapia cultural e histórica: Como os cristais robustos e pesados, a andradita preta reforçaria a vontade, a força, a coragem, favoreceria a circulação sanguínea, ela simboliza o Yang na China, é uma pedra de âncora. Reforçando o físico, a andradita favoreceria a faculdade de arbitragem das tomadas de decisões em completa independência de espirito.As pedras claras amarelas ou verdes têm uma ação benéfica sobre o figado, a vesícula; os intestinos em relação com o chakra do Plexo solar. Elas são uma forte fonte de energia.

Ocorrência: Ocorre em skarns desenvolvidos em calcários impuros ou rochas ígneas cálcicas sujeitas a metamorfismo de contato; em xistos cloríticos e serpentinitos e em rochas ígneas alcalinas (tipicamente titaníferas). Os minerais associados incluem vesuvianita, clorita, epídoto, espinela, calcita, dolomita e magnetita. É encontrada na Itália, nos Montes Urais, Arizona e Califórnia no Oblast de Dnipropetrovsk na Ucrânia.
Tal como as restantes granadas, a andradita cristaliza no grupo espacial cúbico Ia3d, com parâmetro de célula unitária 12.051 Å a 100 K 


granada-melanita.jpg

Formula química: Ca3Fe2[SiO4]3

Cor: Amarelo, amarelo-esverdeado a verde-esmeralda, verde escuro; castanho, vermelho acastanhado, amarelo acastanhado; preto cinza, preto

Cor do traço : branco

Brilho : diamantado, resinado

Dureza : 6.5 à 7.5

Densidade : 3.70 à 4.10

Clivagem : imperfeito

Fratura : concoide, irregular

Signos do zodíaco : balança; Ela traz força e coragem, moral e física

Signos do zodíaco chinês : rato; A granada traz energia, ambição e eficiência. Reduz o lado desconfiado, manipulador e o torna divertido e simpático.

Mês : janeiro

Efeitos terapêuticos para a psique: Há muito tempo a Granada vem se mostrando a guardiã das amizades verdadeiras. Ela nos presta bons serviços no matrimônio. Chegou-se a observar que a Granada, em fases difíceis da parceria, transformava-se para o escuro, até mesmo o negro. Quando ela reconhece os problemas, ameniza-os e volta a luzir com seu vermelho típico da paixão. Em meditação, a Granada encontra maior força mediante a colocação sobre centros sexuais básicos, efetuando sua influência sobre todo o corpo. O fogo vermelho-escuro da Granada retira rapidamente moléstias profundas da alma causadas por problemas na vida sexual.

demantoid-garnet.jpg

Andradita a partir de R$4,00 click aqui

Para conhecer sobre outras pedras clik aqui

Voltar ao topo
Loja CristaisdeCurvelo no What's app