Carregando... Por favor, aguarde...

Alabastro

 

alabastro_em_pedra.jpg
 
Cor: Branco, róseo, acastanhado.

  Composição química:
Sulfato hidratado de cálcio.

  Tipo:
Encoraja a gentileza, a ternura e o amor. Ensina a arte de ouvir. É uma pedra de limpeza. Benéfica para o sangue, para a pele e para os órgãos de limpeza, como os rins.

  Chacras:
Primeiro e terceiro.

Alabastro (às vezes chamado espato acetinado) é uma designação aplicada a dois minerais distintos: gesso (sulfato de cálcio hidratado) e calcite (um carbonato de cálcio). O primeiro é o alabastro dos dias atuais; o segundo é geralmente o alabastro dos antigos.

Os dois tipos são facilmente distinguíveis entre si pela sua dureza relativa. O alabastro de gesso é macio, sendo riscado com a unha (dureza 1,5 a 2), enquanto o alabastro de calcite é demasiado duro para ser riscado nesta maneira (dureza 3), embora ceda a uma faca. Além disso, o alabastro de calcite, sendo um carbonato, efervesce por reacção com o ácido clorídrico, ao invés do alabastro de gesso, que praticamente não é afectado por este ácido.

Alabastro: s. m.-Miner. - Variedade maciça e translúcida de gipsita (gipso), com cristais diminutos, geralmente branca, com manchas alongadas e paralelas claras. As seguintes tonalidades podem ocorrer: amarela, cinza, vermelha, marrom e alaranjada. Muito usada na produção de objetos ornamentais. Por ter baixa dureza (2 na escala de mohs) é facilmente esculpida e torneada em tornos rudimentares. Pode também ser polida facilmente.

No comércio, também é conhecido como alabastro uma variedade translúcida de mármore, muito parecido com o alabastro de gipsita. Diferencia-se desta pela dureza maior, (3 na escala de Mohs), não sendo pois riscado pela unha.

Para conhecer sobre outras pedras clik aqui

Voltar ao topo
Loja CristaisdeCurvelo no What's app