Carregando... Por favor, aguarde...

Melhor definição de CT (quilate ou kilate)

O que é quilate? O que é Kilate? Quanto vale um quilate? O que é um diamante de 2 quilates? O que significa ouro de 18 quilates? O que significa 18 quilates de ouro?

Diamante_Carbono__(2).jpg

 O termo quilate (ou Kilate) deriva de Keratio, uma palavra grega que significa semente ou grão. Na Grécia Antiga, eram utilizadas certas sementes como unidade de massa. Quando se queria dizer a massa de alguma coisa, dizia-se que ela correspondia a tantos “Keratios” ou “quilates” ou “sementes”.

 

Hoje em dia, o quilate é usado como unidade de medida em duas situações diferentes, mas ambas no ramo da joalheria.

Na primeira situação, seguindo o modelo da antiga Grécia, usamos quilate como unidade de medida de massa das pedras preciosas. É claro que não mais utilizando sementes como referência, mas sim com uma conversão métrica decimal.

Na segunda, usamos quilate como uma unidade de pureza das ligas de ouro.

 

Vamos falar de cada uma delas: Como medida de massa, o quilate serve para designar o “peso” de pedras preciosas e pérolas nas joalherias. Um quilate equivale a 200 mg, ou 0,2 g (um quinto de um grama). Assim, um diamante que pesasse 5 quilates teria o equivalente a 1 g. Se tivéssemos uma bacia com 1 kg de pérolas, teríamos 1000 g ou 5000 quilates de pérolas. Um diamante de 2 quilates seria um diamante com 400 mg ou 0,4 g de “peso”. Apesar de existirem autores que indicam ct (do inglês carat) como sendo o símbolo do quilate métrico decimal, esta forma não existe na língua portuguesa. Recomenda-se, para designar a unidade, escrevê-la por extenso.

QUILATE MÉTRICO DECIMAL

 

Metro, a unidade padrão de comprimento. Unidades de comprimento no sistema métrico decimal. ... O conceito de densidade. O que pesa mais o chumbo ou o ... Conceito de ângulo e de sua medida. Por ser um metal de dureza muito baixa, o ouro, normalmente, é utilizado em ligas, ou seja, misturado a outros metais como a prata e o cobre. Quando se trata de ouro, o quilate não mede massa, mas sim a pureza da liga, ou seja, quanto de ouro puro tem dentro de uma determinada liga. Para se entender o quilate das ligas é muito simples. Basta saber que o ouro puro tem 24 quilates. Cada quilate equivale a 1/24 (4,17%) de ouro do total da liga.

 

Quando dizemos que o ouro é de 18 quilates, estamos dizendo que é uma liga que contém 18 partes de ouro puro (75%) e 6 partes de outro metal (25%). Por ter 75% de ouro puro, o ouro 18 quilates é também chamado de ouro 750. Outros Exemplos:

 

 Ouro 12 quilates

 – 12 partes de ouro puro e 12 partes de outros metais

– 12/24 (50%) de ouro puro – também chamado de ouro 500. - Ouro 14 quilates

– 14 partes de ouro puro e 10 partes de outros metais

– 14/24 (58%) de ouro puro – também chamado de ouro 580. - Ouro 16 quilates

– 16 partes de ouro puro e 08 partes de outros metais

– 16/24 (67%) de ouro puro – também chamado de ouro 670. - Ouro 19,2 quilates

– 19,2 partes de ouro puro e 4,8 partes de outros metais

– 19,2/24 (80%) de ouro puro – também chamado de ouro 800 ou Ouro Português.

 

Apesar de alguns autores utilizarem kl como sendo o símbolo do quilate pureza de liga, esta forma não é recomendável por se confundir com outros símbolos do nosso sistema de medidas.  Recomenda-se, para designar a unidade, escrevê-la por extenso. Agora que conhecemos os dois conceitos de quilate, podemos responder à seguinte pergunta:

 

“Quantos gramas de ouro existem em 18 quilates de ouro 18 quilates”?

 

Muito bem, se cada quilate tem 200 mg, 18 quilates de ouro terão 3600 mg (3,6 g).

Se o ouro 18 quilates tem 75% de ouro puro, 75% de 3600 mg serão 2700 mg (2,7 g).

 

R= Logo, podemos concluir que em 18 quilates de ouro 18 quilates encontraremos 2,7 g de ouro puro.

Voltar ao topo
Loja CristaisdeCurvelo no What's app