Professor Docente: Edgar Martins
Digitalização e Contribuição: Paula Rocha
Rubi ou Jaspe Vermelha
Cornalina
Citrino
Quartzo Verde ou Esmeralda
Quartzo Rosa ou Petalita
Água Marinha ou Larimar
Sodalita ou Cianita Azul
Ametista ou Sugilita
Pirita
Quartzo Transparente
Turmalina Negra ou Ônix ou Quartzo Fumê
Água e sal O mais comum é colocar os cristais numa bacia com água e sal grosso durante 24 horas. A seguir, deve-se deixar os cristais ao sol durante algumas horas para repor a energia positiva, pois o sal é transmutador e corta as energias positivas e negativas.
Defumação Acender um incenso (o melhor seriam vários incensos para fazer bastante fumaça) e passar no cristal. Para limpar, deve-se passar bastante fumaça e não apenas uma fumacinha.
Natureza Colocar os cristais à volta de uma árvore e pedir a ela para limpá-los. As árvores têm raízes e, toda vez que se pede para ela puxar aquela energia, ela canaliza tudo para a terra. As árvores são grandes agentes que contribuem para o crescimento e desenvolvimento da humanidade.
Colocar os cristais em volta da árvore e aplicar uma energia na árvore como agradecimento. Ela não fez ainda, mas ore, peça para ela ajudar a limpar, descarregar os cristais. Envie energia de amor para a árvore que ela vai retribuir e puxar toda a energia negativa para a terra e vai recarregar com as energias positivas que vêm das folhas, que vêm do alto.
Deixar os cristais à volta da árvore durante algumas horas, 12 horas, 24 horas, energizando.
Outro método fantástico é pegar os cristais e levá-los a um rio, riacho ou cachoeira, pedindo para que os limpe. É uma questão de mais ou menos 10 segundos. A água do rio limpa e purifica todos os cristais e os deixa bem energizados.
Tem de se pedir licença ao rio. Mesmo quando se entra no mato, deve-se pedir licença para os espíritos da mata e pedir proteção. Até quando se vai sair de casa para a rua, a gente deve pedir proteção, licença para pisar na rua. É a mesma coisa de quando vamos à casa de alguém e pedimos licença para entrar. Estes são conhecimentos que os antigos sabiam e aplicavam. É importante e simples de fazer.
Pedir licença aos espíritos do rio, pegar cada um dos cristais e molhá-los. Ficam limpos e purificados rapidamente. Se houver dúvida, pegar no pêndulo e fazer a medição da energia.
Também se pode deixar no rio por algumas horas, por alguns dias, para ficarem energizados com aquela energia do rio. As águas do rio têm uma energia de cicatrização, de cura.
Deixar os cristais num campo aberto, numa mata, e pedir para os espíritos da floresta para limpar e energizar, para trazerem a energia deles para esses cristais.
Também se pode pedir para o sol queimar e energizar os cristais. Há cristais que são lunares.
Xamânico Pegar os cristais e deixá-los na neve. Onde não há neve, pode-se colocar os cristais no frigorífico. Deixá-los lá 12 horas, 8 horas... os cristais vão ficar limpos e energizados e não vão contaminar nenhum alimento que estiver lá.
Sempre que se mexer nos cristais, temos de ter uma postura de respeito. A pedra cura um problema físico, mental, emocional, logo, temos de ter respeito, de conversar com a pedra, com o cristal. Não é só pegar a pedrinha e por lá e ponto final... conversar com ela mentalmente, pedir que ajude. Vai funcionar melhor. Devemos ter uma postura de reverência, de respeito, de carinho por essas fontes de energia que o Universo e a natureza nos proporcionam. Isto é conectar-nos com as Forças Divinas, não tem nada a ver com religião, credo ou filosofia. Tem a ver conosco, com o Divino, com o cristal. Devemos tratar o cristal com carinho.
Vermelhos Jaspe vermelho, granada, opala vermelha, rubi...
O vermelho age centrifugamente, isto é, ele puxa para fora. Ele aquece, leva o sangue para onde está a pedra, trazendo para a superfície as toxinas. Puxa o que está dentro para fora. Por exemplo, se está com infeção no joelho, com muito pus, inflamada, se colocar uma jaspe vermelha ali, ela vai aumentar a energia, a circulação de energia daquela região e vai trazer todas as toxinas daquela região para fora.
Tudo aquilo que estiver escondido, as pedras vermelhas vão trazer para fora. São cristais que agem mais na parte física. Aumentam a circulação sanguínea. Se estiver com a tensão alta, por exemplo, não pode pegar num cristal desses e por no chacra do peito, senão vai aumentar.
As pedras vermelhas deixam-nos mais agitados, com mais energia de agressividade, de força, de ímpeto. Não ir para a cama com pedras vermelhas, pois elas tiram o sono. Estes cristais dão mais força de movimento. Quando a energia sexual andar mais para baixo, colocar um rubi no chacra básico. Não mais de 10 minutos.
Os cristais vermelhos trazem o movimento, ajudam a ficar mais para cima. Aumentam a força, a combatividade... mas aumentam a agressividade.
Onde posso colocar o cristal vermelho para a apatia? Pode ser colocado no chacra básico, entre o órgão sexual e o ânus, mais ou menos por 3 minutos.
Tem de ter uma certa cautela com os cristais vermelhos ao utilizá-los, eles aumentam muito a circulação, aumentam muito a energia. O excesso de energia deles pode trazer, por exemplo, falta de paciência, pressão alta, nervosismo, agressividade.
Fechar os olhos, colocar o cristal no chacra básico e deixar entre 3 a 5 minutos e já vai dar uma melhorada na apatia. Também pode colocar nos pulsos. Um em cada pulso. É preciso ter cuidado porque temos uma veia no pulso que vai levar a energia até ao seu coração. Chacra básico já está bom para começar.
Laranja Cornalina, calcita.
O laranja é a combinação do vermelho com o amarelo, possui, portanto, um pouco das características de cada uma dessas cores. É energizante. Existe uma diferença muito grande entre o vermelho e o amarelo.
Os cristais laranja são a soma do aspeto mental do amarelo com aquela energia de força, de ímpeto do vermelho. São energizantes, mas não trazem acúmulo de energia como o vermelho que aumenta muito a circulação.
Os cristais laranja estão ligados à questão da sexualidade, pessoas com problemas nessa parte, em excesso ou falta...
Os cristais laranja têm de ser colocados dois, três dedos abaixo do umbigo, no chacra sacro. Todos os dias, por exemplo, pode pegar o seu cristal laranja e colocá-lo ali, bem nesse chacra.
Esse chacra rege também a sua criatividade, jogo de cintura. Pessoas que têm uma gordurinha extra nessa parte são pessoas que têm bloqueios emocionais nessa região da cintura. Pode ser um bloqueio na criatividade, na sexualidade ou alguma coisa de gravidade emocional. Os cristais laranja vão atuar nesse ponto.
Os cristais laranja dissolvem as pedras nos rins, cálculos nessa região do sacro. Também ajudam pessoas com prisão de ventre, obesidade e também a parte emocional, como por exemplo mágoas profundas ou a pessoa sofreu um ataque na parte sexual, foi abusada, molestada, mental ou fisicamente. E pode acontecer quando se coloca no chacra o cristal de sentir dor na região, uma dor terrível, tremenda. É o cristal desbloqueando a energia desse chacra.
Pessoas com problemas nesse chacra não têm jogo de cintura para lidar com situações do quotidiano. Pessoas que não conseguem se impor perante os outros, outras pessoas e situações. Pessoa que não tem amor próprio, que não se gosta, tem problemas com a sexualidade, acha que a vida é uma porcaria, que você não presta para nada, vai pegar num cristal laranja e vai colocá-lo no sacro e deixá-lo durante uns 15 minutos tratando, todos os dias, durante pelo menos uma semana e já vai perceber os resultados. Vai estar mais para cima, não vai estar tão retraída.
Pessoas com falta de energia ou é vampirismo ou está sendo sugada à noite, de dia, tem alguma coisa puxando a energia no ambiente. Então é por falta de energização do seu campo áurico. Coloca o cristal no sacro.
Se quiser pode colocá-lo na parte dos seus brônquios para a bronquite, asma, pneumonia. Pode colocar nas costas. Pode colocar também no umbigo. Deixa 5 a 10 minutos que vai dar uma energia boa. Uma fonte de energização.
Cristais laranja são energizantes. Mágoas, problemas emocionais, problemas sexuais, criatividade, falta de amor próprio, falta de jogo de cintura, cálculos renais, obesidade, prisão de ventre, etc.
O laranja faz com que uma pessoa tome consciência do seu próprio valor. Aumenta o amor próprio. Estimula a sexualidade. É adequado para quem tem que se valorizar perante os outros. Auxilia a digestão, ajuda a dissolver cálculos, é eficaz na bronquite e na asma. Auxilia também na obesidade e na prisão de ventre. Ajuda também a eliminar mágoas que ficaram guardadas. Atua no 2º chacra.
Amarelos Citrino, olho de tigre, calcita amarela.
Citrino: traz boa sorte, negócios bons.
Olho de tigre: traz proteção. É um cristal mais de força para você se impor.
Calcita amarela: trabalha mais o mental.
Mas o que os cristais amarelos têm em comum? Ajudam na parte intelectual, equilíbrio emocional e intelectual. Pensamento, corpo mental.
Os cristais amarelos vão atuar no mesmo sentido. Se tem problemas intelectuais, de assimilação, construção e na gestão de ideias, pensamentos, vai colocar um cristal amarelo bem no plexo solar, na boca do estômago.
Muitas vezes dizemos que uma ideia não "me desceu" e ela fica no seu estômago e dá uma úlcera, uma gastrite, porque você não engoliu isso. Passou da garganta, mas ficou entalado no estômago, engoliu, mas não digeriu. O amarelo vai ajudar, vai atuar nos medos, nos seus pensamentos.
O amarelo é uma cor estimulante. Energiza de uma maneira tranquila e não peca pelo excesso. Excelente para aumentar o poder pessoal.
Amarelo é a cor que tem relação com o processo intelectivo. Ele atua no cérebro, nos nervos, no pensamento. O amarelo é energizante.
Ele atua na ingestão, assimilação e construção. Favorece a digestão. Age sobre o fígado e o plexo solar. Age na pele.
Pessoas passivas demais devem usar o amarelo para estimular a atividade. O amarelo é excitante e diminui a fadiga.
Atua principalmente no 3º chacra, umbigo.
Pessoas passivas demais, pessoas que não conseguem posicionar as suas ideias, não conseguem comunicar suas emoções devem colocar um cristal na boca do seu estômago.
O citrino, além de energizante, dá ímpeto para você fazer as suas atividades. Faz ter ideias criativas. Faz ter jogo de cintura, faz conseguir comunicar suas emoções para outras pessoas.
Por exemplo, se for um vendedor, faz vender o seu produto com uma expressão melhor. Faz um terapeuta apresentar o seu trabalho para seus clientes melhor... por isso o citrino traz prosperidade na vida da pessoa, ela coloca-nos em situações boas.
Melhora o estudo, a matéria entra melhor na mente, você assimila melhor o conhecimento, assimila melhor o que as pessoas falam. As emoções não ficam presas no estômago, trazendo gastrite, úlceras...
Coloca um citrino no plexo solar e vai ver como melhora como pessoa. Os pensamentos vão ficar mais certinhos, o seu mental vai ficar mais correto e o teu emocional também vai ficar melhor.
O olho de tigre traz proteção para você. É um cristal do arcanjo Miguel. Há pessoas que têm necessidade de mais proteção.
Se você tiver um problema emocional grave e colocar um cristal vermelho no plexo solar, ele vai aflorar para fora. É uma terapia fantástica.
Cansaço: cristais laranja no sacro.
Podemos usar os cristais sem ser nos chacras, mas como são pontos de força, resulta mais rápido.
Cristais para emagrecer: cristais laranja. Tanto podem ser colocados no plexo solar como no sacro. Deixar trabalhar 10 a 15 minutos.
Os cristais que podem trazer catarse emocional são os cristais pretos. Vai depender da região em que se coloca. Se tiver um problema sexual, pode sentir dor. Isso é uma catarse. Há cristais que fazem uma pessoa chorar... vai depender do que a pessoa tem.
Costura com abcesso: colocar um cristal vermelho, um verde e um azul.
Dor de garganta: cristais azuis.
Cristais que se quebram: agradece o trabalho que ele fez e coloca ele numa mata ou rio.
Cristal que racha ou quebra ficou sobrecarregado ou pegou alguma coisa que era para você.
Infeção urinária: colocar uma cornalina no sacro. A bexiga está ligada ao elemento água, então tem alguma coisa que não está funcionando. A água é emocional. Colocar cristais laranja no sacro.
Cristais azuis claros aliviam a dor.
Verdes Malaquita, quartzo verde, jade.
A malaquita serve para cicatrização, regeneração, pele, olhos, feridas, trabalha também no emocional no coração, no plexo, nos rins, no fígado, na bexiga. Trabalha em todos os sistemas circulatórios.
A cor verde está baseada no equilíbrio geral, o todo, físico, mental, emocional e espiritual. Porém, o verde em excesso traz uma certa letargia e pode trazer também preguiça. É por isso que os combinamos com cristais rosa.
Proporciona equilíbrio. É anti-infeccioso. Atua no 4º chacra, no aspeto físico. Age também nos rins e nos problemas estomacais. Atrai prosperidade.
Os cristais verdes vão atuar no aspeto de regeneração. Se você tem uma ferida física, você vai poder utilizar esses cristais para cicatrização e regeneração e, ao mesmo tempo, eles são anti-infecciosos, principalmente dependendo da cor do cristal.
A malaquita tem um verde mais escuro e um verde mais claro. O verde limão ele desinfeta, ele limpa.
Os cristais que têm um verde puxando mais para o amarelo, um verde mais claro, é como se fosse aqueles produtos de limpeza que utilizam limão, joga aquilo e mata todas as bactérias.
Já os verdes mais escuros, eles são também anti-infecciosos, mas têm uma ação mais controlada. Os mais claros têm uma ação mais abrangente.
Para tratar casos mais específicos é recomendado usar cristais mais escuros. Para atuarem no campo mais fechado, mais específico. Esses cristais podem atuar na parte física. Atuam também nos problemas estomacais, rins e atraem também a prosperidade porque a cor verde ela faz com que as coisas brotem da terra. Tudo o que brota da terra está associado ao verde, por isso é que tem a ver com a prosperidade. Em excesso, esses cristais podem trazer letargia, preguiça, aquela vontade de não fazer nada.
Por isso, combinamos, principalmente se for trabalhar no chacra cardíaco, com cristais rosa.
Rosa Quartzo rosa – cristal de grande poder e magnetismo.
Os cristais rosa ajudam a despertar a ternura. As pedras cor de rosa estimulam a afetividade e o sentimento de bem-estar e felicidade. Atuam no 4º chacra, coração, no aspeto emocional.
Ajudam na parte sentimental, afetiva. A cor rosa desperta ternura, bem-estar, felicidade. Bem-estar, principalmente emocional.
Os cristais rosa são indicados para aquelas pessoas que têm o coração muito duro, pessoas rígidas com elas mesmas e com os outros. São o caso daquelas pessoas que sofreram uma grande deceção amorosa ou estão a passar por graves problemas familiares, onde estão se sentindo magoadas, dececionadas, sentindo que o coração está partido.
Se sentir que o seu coração está partido, utilize o cristal rosa.
O que quer dizer o termo "coração partido"? Todos nós temos uma glândula chamada timo, que se encontra bem no meio do peito. Essa glândula é responsável pela formação dos glóbulos brancos no seu organismo, então ela é responsável pela sua imunidade e, toda a vez que você se sente bem, feliz, ela libera mais glóbulos brancos, trazendo proteção para seu organismo. Agora, quando você está depressivo, chateado, triste, mal-humorado... o timo, que tem aspeto de uma esponja, acaba diminuindo de tamanho. Quando se tem um baque emocional, normalmente acaba-se apanhando gripe, é a imunidade baixando. O baque emocional faz o timo não funcionar bem. A imunidade cai e acaba-se contraindo uma série de enfermidades. Então o quartzo rosa é um grande estimulante para essa glândula timo.
Se você se sente triste, para baixo, depressiva, é muito importante agir rápido e estimular essa glândula com o uso dos cristais rosa.
Outro aspeto interessante é o de que os cristais rosa, além de cuidar da parte sentimental, afetiva, eles podem também ensinar você a aprender a se amar e também a despertar o amor universal, pela humanidade, pelo próximo, por outra pessoa, por outro ser, planta, animal.
Pessoas com baixa autoestima e não conseguem se amar, se aceitar, é indicado os cristais rosa para a pessoa aprender a desenvolver, principalmente, o aspeto do amor incondicional por si mesmo.
Amor incondicional por si mesmo é você se amar e se gostar apesar dos seus "defeitos".
Pessoas que não acreditam mais no amor, não acreditam que conseguirão ser felizes no amor, esses cristais são indicados.
Quando você for utilizar um cristal rosa, é indicado que utilize um cristal verde para equilibrar as energias dos dois.
Se utiliza muito o rosa, você pode ficar uma pessoa muito sentimental, uma pessoa muito apática, muito delicada, muito sensível. Você pode acabar se sentindo chateado, dececionado por poucas coisas que as pessoas te falam. Acaba se magoando muito.
Quando coloca o cristal verde, equilibra esses dois pontos, esses dois polos. Equilíbrio desses dois cristais no coração.
Azul claro Água marinha, turquesa.
Os cristais azul claro ou turquesa acalmam, tranquilizam, trazem paz. Eles esfriam.
O cristal amarelo é um cristal de energização, tal como os laranja e os vermelhos que são mais explosivos... irradiam grande força, combatividade. E quando estamos a falar de cristais de cor clara, nós estamos falando de esfriar, começando a esfriar. Quando formos para os cristais índigo, vai esfriar mais ainda... o violeta é a cor mais fria que tem.
Quando a gente esfria, vai para onde? A gente vai para casa, vai se agasalhar. A gente está a ir para onde? Para dentro de si, você está acalmando. Se você é uma pessoa muito agitada, começa por aqui.
O azul induz o sono, é bom para pessoas que têm problemas de insónia. Pegar um cristal azul e colocá-lo debaixo do travesseiro. Pedir ao cristal para que te ajude a dormir.
Os cristais azuis acalmam, transmitem paz. Você já imaginou se o céu do planeta Terra fosse vermelho?
Os cristais turquesa e azul claro são anestésicos e antissépticos.
O cristal vermelho aumenta a pressão sanguínea, já o cristal azul baixa a pressão sanguínea. Ele relaxa.
Tem uma ferida, se colocar um cristal vermelho, ele vai limpar, tira todas as impurezas, tira tudo para fora, depois coloca-se, por exemplo, uma água marinha para baixar a pressão sanguínea, para não sangrar tanto naquela região. Vem com o azul para acalmar, para inibir a atividade, para relaxar.
Como eles são cristais refrescantes, são cristais "anti-vermelho".
Uma pessoa que está com uma úlcera, úlcera é nervosismo, agitação, pega um cristal azul e coloca lá no estômago para relaxar um pouco essa região.
Hiperatividade. Coloca um cristal azul no estômago, coloca no plexo solar e deixa trabalhar nessa região para trazer calma para você.
Eles são bons também em caso de dor de garganta. Pessoas que têm problemas com a comunicação e também com o aspeto da criatividade.
Os cristais azuis claro e turquesa vão trazer melhor comunicação, principalmente emocional. Existem pessoas que são travadas nas suas emoções e não conseguem se comunicar. Isso tem a ver com o plexo solar e também com o laríngeo. Plexo solar, chacra emocional. Se a pessoa está com um problema emocional e está com um problema no laríngeo, ela não consegue botar para fora aquilo que ela está sentindo, o que é que ela está pensando. Ou então a pessoa tem problemas de comunicação das suas ideias, é uma pessoa que trabalha num local ou está num relacionamento afetivo e não consegue transmitir para a pessoa que está do lado dela o que está sentindo, o que está pensando. Nestes casos, é recomendável a utilização desses cristais, principalmente no laríngeo e no umbigo para acalmar a região dos pensamentos para conciliar com a comunicação.
A comunicação faz parte de diversos aspetos universais da nossa vida. A natureza se comunica através das cores, de símbolos, de números, da linguagem corporal, através do pensamento, da ação, da motivação, da palavra, dentro outras formas também. Então para você perceber que está com falta de comunicação, veja o que é... está com problemas de falar, de colocar as suas ideias, está com problemas de se abrir na parte emocional, na parte do coração, aí você vai combinar os cristais. Ou é azul e quartzo rosa e pegar, por exemplo, esmeralda, ou então é azul com citrino, ou então é azul e um cristal índigo como por exemplo a sodalita. Colocá-los nos respetivos chacras.
São utilizados também para inflamações, aftas, cólicas, por exemplo, dores menstruais. Pegar nos cristais e colocá-los na região. Também é excelente no caso de dores de cabeça, enxaquecas.
Empregado em caso de aftas, inflamações, cólicas, dores de cabeça, vómitos, picadas de insetos, dores de garganta. Atua principalmente no 5º chacra, garganta.
Índigo Sodalita, quartzo azul, cianita azul.
Fortalecem os órgãos dos sentidos, principalmente olhos e ouvidos. Estimulam a visão interior. É anti-hemorrágico.
As pedras índigo ajudam no tratamento de todas as doenças que de alguma forma prejudiquem a capacidade de pensar. Ajudam a combater a melancolia, hipocondria, alucinações, demência, histeria. Atua no 6º chacra.
Os cristais índigo estão ligados à visão interior, os olhos, ouvidos.
São anti-hemorrágicos porque vai desacelerar você. Os cristais vermelhos são hemorrágicos, vão botar você para fora, jogar você para fora, ajudar você a partir para a ação. Os cristais índigo vão fazer você entrar para dentro de você, a desacelerar. São cristais ligados ao autoconhecimento e ao desenvolvimento pessoal. São ligados aos sentidos da clarividência, telepatia, intuição. São os cristais para você adquirir o autoconhecimento interior e também a capacidade de raciocínio e pensamentos coesos. Todos os cristais azuis têm estas qualidades. Também há cristais azuis que são de defesa, como o cristal do Arcanjo Miguel, a cianita azul. A azurita também é um cristal azul muito poderoso que está na linha do Arcanjo Miguel. A cianita azul é muito poderosa para combate, defesa, proteção de magia, feitiçaria...
Cristais azuis têm a ver com a mente... demência, histeria, alucinações, melancolia, hipocondria, pensamentos confusos, problemas na audição, na visão, principalmente na visão.
Pessoas que têm problemas de pensamento, chegam na hora da prova e fica tudo branco, podem trabalhar 5 minutos antes da sua prova ou colocar um cristal, por exemplo, uma sodalita no 2º chacra para poder abrir a mente, para abrir o raciocínio, para poder pensar melhor, para fazer a prova muito tranquilamente, na paz.
Já os cristais azuis claros eles ajudam na comunicação, a transmitir mensagem.
Se o 2º, 3º, 4º e 5º chacras estiverem equilibrados, você vai poder transmitir mensagens de forma coesa e objetiva, com carga emocional e amor incondicional.
Se você é uma pessoa muito apática, muito para baixo, uma pessoa depressiva, tem de combinar cristal índigo com cristal vermelho para poder tomar a decisão, mas ao mesmo tempo combatendo a apatia.
Buscar sempre o equilíbrio. Não esquecer de pôr com um cristal vermelho no básico, um cristal azul. Equilibrar yin e yang.
Se está para baixo, vai buscar um pouco de energia vermelha ou laranja e vai buscar também o azul para não ficar muito agitada. Tem de ficar no seu ponto de equilíbrio.
Violeta Sugilita (famosa pedra de S. Germain), ametista, ametrino.
Violeta tem a ver com a espiritualidade, misticismo, purificação. Tem a ver com sentimentos mais elevados, aspirações mais elevadas, idealismo.
Os cristais laranja, vermelho são cristais ligados ao aspeto físico, aspeto material. São cristais que equilibram, por exemplo, as paixões, sentimentos em desequilíbrio.
Os cristais violeta têm a ver com algo mais sutil. São cristais da espiritualidade, vão desestimular a raiva, as explosões de raiva. Assim como os turquesa, vão atuar na dor de cabeça. Podem ser utilizados também em caso de queda de cabelo e caspa. Neste caso, faz um elixir e trata o cabelo com esses cristais.
O violeta é também a cor da transmutação, principalmente o cristal sugilita.
Em todos os cristais violeta, sem exceção, vai encontrar as palavras: meditação, aspiração, espiritualidade, conexão com o Divino. Em alguns casos vai encontrar Eu Superior, comunicação extraterrestre, comunicação com seres interdimensionais.
Nos azuis também vai encontrar isso, especialmente nos azuis sodalita, cianita. Vai encontrar comunicação com o guia, mentor, principalmente a cianita azul, seres espirituais, etc. está ligado ao aspeto místico.
Os cristais violeta podem deixar você um pouco "avoado", fora da casinha, sem colocar o pé no chão. E quando a pessoa fica assim, isso não é bom, pois ela não consegue executar a sua missão na Terra. Se você está na Terra, tem alguma missão aqui.
Vai utilizar o cristal violeta para meditação profunda, Eu Superior, mas depois você volta para a Terra. Como volta para a Terra? Com os cristais da Terra. São os cristais dos Xamãs. Estão ligados aos quatro elementos que equilibram o yin e o yang, são os cristais famosos que você vai utilizar em reumatismo, varizes, articulações... são os cristais de cor preta.
Básico O chacra básico, raiz, é ele que te vai enraizar e criar conexão com a Terra – Estrutura, sobrevivência, alimentação. A sexualidade e o dinheiro estão ligados à sobrevivência, a manutenção da vida precisa disso.
Tem a ver com a parte instintiva. É o chacra dos instintos. Problemas com a obesidade, com peso, têm a ver com este chacra. Ver qual é o bloqueio na vida da pessoa. Pode pegar jaspe vermelho para atuar neste chacra.
Tem pessoas que ganham dinheiro e perdem todo o dinheiro. O dinheiro não fica na mão. Utilizar jaspe vermelho e outros cristais.
Não é porque o chacra básico tem mais coloração vermelha, ele não é só vermelho, ele tem várias cores nele, mas a cor predominante é a vermelha. Podemos ver isso no livro "Chacras" de Charles Leadbeater.
Chacra raiz, aterramento, estar conectado com a Terra.
Pegar num jaspe vermelho ou um citrino e colocar no básico para equilibrar o movimento e o giro deste chacra. Para desbloquear traumas, mágoas, sentimentos, trauma de perda material.
A força vem do básico. Pessoas com baixa energia neste chacra têm problemas no sangue, nos ossos, na pele e nos cabelos. Pessoas com osteoporose têm problemas neste chacra. Anemia, leucemia, queda de cabelo, problemas nos dentes. Energia fraca neste chacra faz com que não tenhamos força nem para levantar um pacote de arroz de 5 Kg. Pessoas muito "fraquinhas", falta ferro, falta força ou então a pessoa não consegue sustentar as suas ideias, tentar aquilo em que acredita. Pessoa que fica vacilando muito, uma hora pensa uma coisa, outra hora pensa outra coisa. A pessoa não consegue se sustentar firme na Terra. Tem um problema neste chacra.
Os chacras estão relacionados às emoções, aos pensamentos e também à parte física.
Sacro Tem a ver com a criatividade e também com a sexualidade, tem a ver com o jogo de cintura (lidar com várias coisas ao mesmo tempo), tem a ver com a energia vital. Quem tem problemas neste chacra adoece facilmente.
Este chacra governa não só a parte instintiva de sobrevivência, aquela coisa bruta, mas governa mais a parte da sexualidade. A energia sexual está ligada à criatividade. Tem gente que utiliza a sua energia sexual para pintar, para esculpir, para criar música, utiliza para o trabalho. Quando a pessoa está com baixa energia sexual, a pessoa vê o mundo preto e branco, fica chateada, dececionada, uma apatia total sobre a vida.
Este chacra tem a ver com os cinco sentidos porque se você vê tudo a preto e branco, não sente o gosto de viver, o gosto da vida. Então se você é uma pessoa que tem problemas em relação a isso, pega um citrino, uma cornalina. Pega uma cornalina e coloca nesse chacra para você aprender a ter gosto de viver.
É a parte sexual que mantém a vida, é o prazer de viver, de apreciar um pôr do sol, de estudar..., você ama tudo. Em desequilíbrio, traz o vício, o vício do jogo, o vício do sexo, o vício da gula...
Este chacra traz o prazer de viver. Uma pessoa com prazer de viver é criativa, adora criar coisas novas. Quem não é criativo, está faltando paixão, está faltando desejo.
Plexo solar Bem na boca do estômago, o plexo solar é o chacra que vai ajudar você a governar a sua comunicação com o mundo. Não é comunicação de fala, é o jeito de aprender a vender o seu produto.
Quando os negócios não vão bem, não se vende o nosso produto, há que cuidar do nosso plexo solar. Quando o plexo solar está bom, você adora gente. Pode haver um monte de gente e você vai adorar estar no meio das pessoas e você vai conversar com elas, vai mostrar o seu trabalho, vai mostrar aquilo que você sabe fazer de melhor e vai ter muito orgulho, no bom sentido, naquilo que você faz. Se o plexo solar não estiver muito bem, não vai saber ou não vai passar tão bem aquilo que você faz.
Quando o plexo solar não está bem, você coloca muito poder nas outras pessoas, em coisas, em situações. O plexo solar tem a ver com o teu poder pessoal, com o seu sol central dentro de você. Quando o teu plexo solar está bem, você não coloca o teu poder pessoal nas outras pessoas ou nas coisas.
O teu poder pessoal está em você e você é dono da tua vida, você toma as decisões e não deixa as outras pessoas tomarem decisões por você. Quando o plexo solar está em desequilíbrio, as pessoas mandam na tua vida, você não sabe tomar decisões por você, então alguém vai tomar. Então vai pegar um citrino e colocar no plexo solar.
Quando você se comunica, coloca o teu poder pessoal, você atrai para você a prosperidade. Prosperidade está vinculada ao poder pessoal.
Poder pessoal é você assumir tua vida. É diferente de você jogar a culpa nas outras pessoas e nas situações. Por exemplo, a culpa é do governo... pare de ver notícias negativas. Se o país não está bem, isso não é nada com você... cuida do teu poder pessoal. Deixando tudo isso de lado, você vai concentrar-se naquilo que você sabe fazer e vai ter retorno positivo. É simples assim. É isso que os cristais amarelos querem trazer para você, além do equilíbrio mental, emocional e espiritual.
Poder pessoal é a chave para prosperar em todos os sentidos na sua vida.
Pessoa tímida e retraída tem problemas no plexo solar. Isso tem a ver com insegurança e insegurança tem a ver com o plexo solar. Pessoa tímida não se gosta, vai pegar num citrino e colocar aí para aprender a se amar, a se gostar, a se valorizar. Ajuda-nos a ter vontade de cuidar da nossa aparência. Para arranjar namorada/o, coloca um citrino no plexo solar... vai comunicar sem timidez e com segurança.
Cardíaco O chacra cardíaco tem a ver com doação. Uma pessoa que se doa muito para outras pessoas ou situações e não se gosta ou é extremamente egoísta, "eu me amo, é tudo para mim, eu quero tudo para mim e não dou nada a ninguém". São os opostos deste chacra.
Quando se fica doando muito para outras pessoas e não cuida de você, isso é falta de amor próprio... Está em desequilíbrio com você. O chacra está em desequilíbrio.
Quando se doa aos outros e se esquece de você, a sua vida começa a andar para trás também. Não desenvolve, não cresce. Tudo é uma troca. Dar e receber é a mesma coisa. Dar não é muito maior do que receber. Receber o quê? As energias do cosmo. Você precisa receber as energias do Universo. Receber um abraço, o pôr do sol, o som dos pássaros... Isto é bom para você.
Receber um presente de alguém. Há pessoas que têm problemas afetivos por causa disso. Pessoas que se doam muito para o outro e na hora em que o outro vem doar para ela, não quer receber do outro. Tira o direito do outro de dar amor também. Isso acaba com os relacionamentos afetivos. O outro acaba se fechando para dentro dele. Aí começam as traições, as falcatruas...
Desequilíbrio na região do peito, colocar um cristal verde e rosa.