Não vá Embora!
Separamos essas Ofertas Exclusivas para você!

Fale Conosco:
(38) 3722-1029
(38)9-9205-6463

Pedra Reconstituida aprenda mais sobre esta pedra

Como é feito a Pedra Reconstituída?

É feita pelo mão do Homem e não pela natureza. Contudo, assemelha-se em aspecto fisico, coloração e utilização à pedra natural. 

A pedra reconstituída é feita a partir de particula da pedra natural como cascalho, pó, restos, bases da pedra natural utilizando um material até então sem qualidade para comercializar (qualidade inferior)O processo permite agregar valor a pedras sem valor comercial ou baixo qualidade, transformando em uma pedra com aspecto melhor, coloração melhor ou mesmo uma gema, diminuindo a extração de pedras da natureza aproveitando melhor todo material extraido no garimpo tanto o bom como o que antes era considerado ruim ou sem valor comercial, preservando, desta forma, os recursos naturais. Como é feita em barras, a personalização da aparência, através da alteração da cor, propriedades e textura, são fatores que a deixa perfeita para lapidação de joias de alto valor comercial que dificilmente a olho nu sera possivel destinguir de uma pedra original.

 

Pedra preciosa, natural, sintética ou artificial, qual a diferença?


Desde a antiguidade o homem sempre foi fascinado pelas joias e pedras naturais. Isso pode ser comprovado diante das belíssimas peças produzidas pelos egípcios, na qual suas joias eram desenvolvidas para receber as pedras naturais que, por sua vez, tinham seus significados. 
Com o passar dos milênios, o ser humano descobriu dezenas de pedras preciosas (algumas delas raríssimas) para compor as joias. Cada uma com sua especificidade: cor, tamanho, raridade, lapidação. Diante da dificuldade de encontrar (e do alto valor) de algumas pedras, cientistas desenvolveram meios para reproduzir de forma sintética e artificial as lindas gemas naturais.

 

Os primeiros conceitos que iremos explicar a vocês serão sobre os termos pedras e gemas.
As pedras nada mais são que minerais formados pela natureza após milhares de anos em processos geológicos. Quando se trata de pedras preciosas, o termo Gema é utilizado. Esta nomenclatura começou a ser usada para acabar com a diferença que havia no passado entre pedras preciosas e semi-preciosas. Apenas diamante, rubi e a safira eram chamadas de pedras preciosas, enquanto que as demais (opalas, água-marinha, ametistas…) eram chamadas de semi-preciosas. Contudo, o desmerecimento das demais pedras não fazia sentido, pois cada uma tinha seu valor e eram apreciadas no mundo todo. Logo, o termo Gema passa a ser empregado para ambas categorias.
Pedras naturaisComo foi abordado anteriormente, as pedras são formadas pela natureza em processos geológicos, sob uma combinação de temperatura, pressão e tempo, sem qualquer influência do homem.
As pedras naturais são extraídas da natureza através da mineração. São chamadas de preciosas de acordo com a raridade, beleza, cor, dureza.
Há também os tipos de gemas, podendo ser de origem mineral, animal ou orgânica.
Gemas de origem mineralExistem três possíveis origem:
Formação magmática: pedras formadas pelo resfriamento do magma e são muito valiosas. São elas, o diamante e a esmeralda, por exemplo.
Formação sedimentar: são criadas através do processo de sedimentação de outras rochas, por exemplo o calcário.
Formação metamórfica: formadas através do processo de movimento da crosta terrestre, onde a pedra sofre pressão a alta temperatura por um grande período de tempo. Originam o quartzo, por exemplo.
Gemas de Origem animalEsse tipo de gema possui origem dos animais e são formadas a partir de materiais orgânicos. São exemplos:
Pérola – é um material orgânico produzida por determinadas espécies de moluscos, tanto de água salgada como doce. A criação da pérola ocorre no instante em que agentes invadem os corpos dos moluscos (um grão de areia, por exemplo), e o mecanismo de defesa deles é cobrir os organismos, formando assim a pérola.
Coral – mais comumente encontrada em oceanos, é formada de esqueletos de organismo marinhos. Possui diversas cores como vermelho, rosa, branco, cinza e o preto.
Marfim – era extraído da presa de animais como elefante, morsa, javali e hipopótamo. Contudo, devido a caça e a brutalidade com animais, em 1989 foi proibido o comércio desse animais, bem como a produção do marfim.
Concha – são originadas a partir das estruturas protetoras dos moluscos marinhos, animais de corpo mole.
Pedras orgânicasSão produzidas por plantas e formadas a partir da fossilização.
Âmbar – É o nome dado às resinas fósseis encontradas em árvores. Bastante utilizada nas joias do nordeste da Europa
Azeviche – Originada através da matéria orgânica fossilizada.
Pedras sintéticasSão pedras que foram cristalizadas em laboratório a partir de gemas naturais. Suas propriedades físicas e químicas correspondem a de uma pedra natural. Como as naturais são mais difíceis de serem encontradas e seu custo é alto, as pedras sintéticas são uma alternativa para baratear o custo do produto final.
Pedras artificiaisAs gemas artificiais não possuem correspondente na natureza. Foram totalmente criadas pelo homem em laboratório. As mais comuns são as zircônias e os cristais espelhados.


Pedras Reconstituidas marmores, Granitos e Quartzo

 A pedra reconstituída surgiu por volta dos anos 1980 para colmatar a necessidade de um produto mais consistente e aprimorado. No entanto, o uso de pedra artificial remonta aos tempos medievais. Hoje, sabe-se que as primeiras pedras artificiais foram usadas na cidade francesa Carcassona, por volta do ano 1138. O objetivo era fortificar e reparar os muros daquela cidade. Por volta do séc. XVII, o crescimento desmedido de construção de casas de campo em Inglaterra impulsionou a criação e uso deste tipo de pedra artificial. Também foi nesta altura, que surgiu a moda das estátuas de pedra artificial por toda a Itália. Mas o uso massificado deste tipo de pedra na construção só aconteceu no início do século XX, por todos os E.U.A e Inglaterra. As pedras reconstituídas, também chamadas de pedras artificiais ou pedras moldadas, são criadas a partir de componentes naturais. Neste caso, de inertes de rochas naturais calcárias e de ligantes hidráulicos de alta resistência, que permitem a sua modelação. É possível dessa forma, adicionar propriedades às matérias-primas para, por exemplo, aumentar a resistência. É também possível impor a este tipo de pedra:

 

  • propriedades antiderrapantes,
  • cores e padrões diversos
  • alterar a vida útil dos produtos

  Feitas na sua maioria a partir de moldes autênticos dos séculos passados, recuperados e copiados no mais íntimo detalhe, a pedra reconstituída respondem as exigências climáticas e oferece as qualidades físicas e químicas da Pedra Natural bruta.

Conceito Fabistone para a pedra reconstituída

A Fabistone desenvolveu uma gama de produtos que apresentam uma mais-valia exclusiva para as áreas do design e da arquitetura. Isto porque, as gamas da pedra apresentada variam entre a imitação perfeita da pedra encontrada na natureza com a criação de padrões diferentes e inovadores. Por ser um material pré-fabricado, que é criado em moldes, destaca-se da pedra natural pelas caraterísticas técnicas, funcionais e estéticas.

a) Caraterísticas técnicas

Uma pedra deste tipo surge na mistura inertes de rochas naturais calcárias e de ligantes hidráulicos de alta resistência. Nesta elaboração feita pelo Homem, é possível modelar e personalizar à medida de cada projeto ou ideia. As pedras exibem fielmente todos os aspetos da autêntica pedra natural, tal como a sua granulometria, tonalidade e forma, até às suas mais subtis irregularidades. É, assim, um produto com um acabamentos mais suaves e menos porosos do que a sua congénere natural.

b) Caraterísticas funcionais

A pedra reconstituída obedece a um controlo rigoroso de qualidade, que lhe confere uma grande facilidade de manutenção. Devido às técnicas modernas de fabricação consegue-se garantir resultados de alta qualidade, duráveis e não gretados, com caraterísticas antiderrapantes. Ao ser fabricada, é possível atribuir à pedra reconstituída a capacidade de manter uma temperatura constante, mesmo que esteja em exposição direta ao sol, frio, etc. As gamas são disponibilizadas em lajetas ou módulos, de medidas padronizadas ou personalizadas, prontas a serem colocados tanto em espaços exteriores como interiores. As gamas são disponibilizadas em lajetas ou módulos, de medidas padronizadas ou personalizadas, prontas a serem colocados tanto em espaços exteriores como interiores.

c) Caraterísticas estéticas

A multiplicidade de gamas e a facilidade de uso são o mote para dar asas a um projeto. Como a pedra reconstituída é feita em moldes, é possível ir de encontro a uma variedade de pedidos personalizados ao tamanho e à forma. Por reproduzir de forma fiel a pedra natural, é comum encontrar no mercado, por exemplo, pavimentos em pedra reconstituída que imitam fielmente a calçada portuguesa, o charme das alvenarias do século XIX ou o requinte da lendária rocha calcária Travertino. Por vezes, também se encontra a ligação perfeita entre madeira e água, num pavimento que imita a estética daquele material natural.

 

A loja Cristaisdecurvelo Trabalha com pedra naturais

 

Loja CristaisdeCurvelo no What's app