KOSNARITA - Aprenda Mais Sobre Este Mineral

Não vá Embora!
Separamos essas Ofertas Exclusivas para você!

Fale Conosco:
(38) 3722-1029
(38)9-9205-6463

KOSNARITA - Aprenda Mais Sobre Este Mineral

KOSNARITA

kosnarita.jpg


Kosnarita é um que ocorrem muito raramente minerais a partir da classe de minerais de fosfatos "arseniatos, e vanadatos" com a composição química KZR 2 [PO 4 ] 3 [1] e, assim, quimicamente visto uma potássio - Zircónio - fosfato .

 
Kosnarit cristaliza no sistema de cristal trigonal e desenvolvido romboédrica ou por geminação pseudocubiccos cristais com vidro, como brilho sobre as superfícies.
Em forma pura, Kosnarite é incolor e transparente. No entanto , também pode assumir uma cor azul claro a azulado ou cinza azulado devido a exposições externas , pelo que a transparência diminui de forma correspondente.
 

 

 

Etimologia e História 

Foi descoberto pela primeira vez Kosnarita em um pegmatite - pedreira em Mount Mica em Paris no Estado de Maine e descrito em 1993 por Michael E. Brownfield, Eugene E. Foord, Stephen J. Sutley, Theodore Botinelly que (os minerais por parte do revendedor mineral Richard Kosnar 1946-2006) do Colorado.
Uma vez que o material da pedreira de pedra próxima na Black Mountain, perto de Rumford, também foi usado para a análise da composição , essa localidade também é considerada uma localidade tipo para o Kosnarita.
O tipo de material do mineral está listado no Museu Nacional de História Natural em Washington, DC, EUA, sob o catálogo no. 170369 e 170370. 
 

 

Classificação 

 

O Kosnarite já era parte da classe mineral dos "Fosfatos, Arseniatos e Vanadates" na antiga, mas ainda 8ª edição da Mineralsystematik, depois de Strunz , e ali para a divisão dos "fosfatos sem água [PO 4 ] 3- , sem aniões estrangeiros " Ele era o único membro do grupo não identificado VII / A.17 .
A 9ª edição do Strunzian Minerals System, que está em vigor desde 2001 e utilizada pela International Mineralogical Association (IMA), também colocou o Kosnarite nos "Fosfatos, etc., sem aniões adicionais, sem H 2 O". No entanto, isso é subdividido pelo tamanho relativo dos cations envolvidos , de modo que o mineral é encontrado de acordo com sua composição na subdivisão "Com catiões médios e grandes", onde é o único membro a fazer o grupo não identificado 8.AC.60 .
Além disso, o sistema predominantemente angloparlante dos minerais para Dana classifica o Kosnarite na classe de "Fosfato, Arseniato e Vanadato" e lá na divisão do "Fosfato sem água" etc.

Aqui ele é o único membro / junto com o grupo não identificado 38.04.12 na subseção "Fosfatos sem água, etc., A + XO 4 ".
Estrutura de cristal Kosnarite cristaliza trigonal no grupo espacial R 3 c (grupo espacial n. ° 167) com os parâmetros da rede a  = 8,71  Å e c  = 23,89 Å, bem como 6 unidades unitárias por célula de elemento .
 

 

Educação e Localizações


 Cosmarite pseudocubico em albite do distrito de Jenipapo, Minas Gerais, Brasil ( tamanho total da amostra: 3.1 cm × 2.6 cm × 1.7 cm)O Kosnarite se forma durante a fase tardia das transformações hidrotermais em pegmatites graníticas , possivelmente a partir de beryll e zircônio .
O mineral foi encontrado na paragênese com albite , eosforita , fluorapatita , moraesite , quartzo , siderite e zircônio em seu tipo loci e anteriormente apenas fundações nos EUA Mount Mica e Black Mountain, no Maine. Além disso, Cyrilovit , Schörl , Selwynit e Wycheproofit foram encontrados na pedreira de granito Wycheproof na Australian Bulokeshire (Victoria) como outros minerais complementares .
Jorge Pegmatite no distrito de Jenipapo do Rio Jequitinhonha, no estado de Minas Gerais, e a mina a céu aberto de Chaquicocha, no departamento peruano de Cajamarca, pertencente à mina de ouro Yanacocha .

 

 

Nome:


Nomeado por Michael E. Brownfield, Eugene E. Foord, Stephen J. Sutley e Theodore Botinelly em homenagem a Richard Andrew "Rich" Kosnar (13 de novembro de 1946, Jersey City, Nova Jersey, EUA - 15 de janeiro de 2007), comerciante mineral da Colorado (Mineral Classics). Ele era um especialista em minerais de traprock de Nova Jersey, pegmatita e minerais de tipo alpino e locais de Coloroado. Em 1977, ele reabriu a mina Sweet Home para espécimes.

Locais onde pode ser encontrada cada cor:

 Mount Mica Quarry (Mount Mica Mine), Paris, Oxford Co., Maine, EUA 
 Black Mountain Quarry (pegmatite da montanha negra), Rumford, Oxford Co., Maine, EUA

 

 

Fórmula química: KZr 2 [PO 4 ] 3 [1]

Outros nomes: IMA 1991-022

Classe de mineração (e, se aplicável, departamento)Fosfatos, arseniatos e vanadates

Sistema não. para Strunze para Dana 8.AC.60 (8ª edição: VII / A.17) 

Sistema de cristal: trigonal

Classe de cristal: ícone ditrigonal-escalenoédrica; 3 "  2" / m "

grupo espacial R 3 C (# 167).

parâmetros de rede a  = 8,71  Â ; c  = 23,89 Â [1]

unidades de fórmulas Z  = 6 [1]

Dureza de Mohs: 4,5

Densidade (g / cm 3 ): medido: 3.194 (2) D (calc.) = 3.206

Fração: perfeito {10 1 2}; Indistinto após {0001} 

Vitreo; tenacidade muschelig; quebradiço

Cor: azul claro para verde azulado, cinza azulado para quase incolor

Cor do traço: branco

transparência: transparente para translúcido

lustro: vítreo

índices de refração:

 

  • n ω  = 1.656 
  • n ε  = 1.682 
  • birefringence: δ = 0,026 

 

Personagem ópticodois: eixos positivos

 

 

Para conhecer sobre outras pedras clik aqui

 


Outros nomes

IMA 1991-022

Fórmula química KZr 2 [PO 4 ] [1]
Classe de mineração
(e, se aplicável, departamento)
Fosfatos, arseniatos e vanadates
Sistema não. para Strunz
e para Dana
8.AC.60 (8ª edição: VII / A.17) 
38.04.12.01
Dados cristalográficos
sistema de cristal trigonal
Classe de cristal ; ícone ditrigonal-escalenoédrica; 3 "  2" / m "
grupo espacial C (# 167).
parâmetros de rede a  = 8,71  Â ; c  = 23,89  [1]
unidades de fórmulas Z  = 6 [1]
Propriedades físicas
dureza de Mohs 4,5
Densidade (g / cm 3 ) medido: 3.194 (2) D (calc.) = 3.206
fissionability perfeito {10 1 2}; Indistinto após {0001} [2]
Break ; tenacidade muschelig; quebradiço
cor azul claro para verde azulado, cinza azulado para quase incolor
cor do traço branco
transparência transparente para translúcido
lustro vítreo
óptica de cristal
índices de refração ω  = 1.656 [3]
ε  = 1.682 [3]
birefringence δ = 0,026 [3]
Personagem óptico dois eixos positivos
Loja CristaisdeCurvelo no What's app