Carregando... Por favor, aguarde...

JASPE 

 

       Segundo Cornejo (2010) o Jaspe é uma variedade do quartzo criptocristalino que se diferencia dos demais minerais que compõe o grupo devido à sua opacidade, que se apresenta mesmo variando a espessura da placa que for seccionada. Outra característica presente nesta rocha é a presença de impurezas em sua estrutura porosa. E esta impurezas, que podem ser muito diferentes, geram cores, matrizes e padrões muito variados. Daí a grande variedade de Jaspes que conhecemos.
De acordo com o mesmo autor, o Jaspe é uma mistura fina de argila e sílica, cujo nome, derivado do grego, significa “pedra manchada ou pontilhada”. Este mineral é muito apreciado e conhecido por quem coleciona, estuda ou os utiliza em terapias alternativas, pois suas mais variadas cores e nuances proporcionam pedras únicas e especiais.

              O Jaspe é uma pedra abundante em todo o mundo, existindo numa variedade de cores e de padrões que têm  designações individualizadas. A palavra «Jaspe» deriva do grego «iapis» que significa «Ágata» e, de facto, o Jaspe e as suas variedades costumam agrupar-se no grupo a que pertencem  a Ágatae a Calcedónia , que incluem as variedades de quartzo fibrosas e granulosas. O Jaspe  é uma variedade densa e opaca, microcristalina, de quartzo e os seus grãos são finos, semelhantes a grãos de açúcar, ocorrendo em nódulos ou no  enchimento de fissuras  numa variedade de cores: castanho, branco, cinzento azulado, cinzento, laranja, amarelo, vermelho, rosado, verde, púrpura, multicolor.
A JASPE a mãe de todas as pedras, Energia sexual, Protege na maternidade


MATERIAIS DE ORIGEM 

Óxido de sílica, dióxido com ferro, manganês, enxofre, traços de magnésio.
 

 

COLORAÇÃO  

 

Vermelho, vermelho-escuro, opaco, castanho, branco, cinzento azulado, cinzento, laranja, amarelo, rosado, verde, púrpura, multicolor e muitas outras variedades


 

Muitas Variedades
 

 

      Como já falado, este mineral pode ser encontrado nas mais variadas cores e tonalidades, e também pode apresentar veios, fios, listras paralelas ou curvas, desenhos concêntricos, pontos, manchas, nódulos, etc. Cada combinação de características vai formar um tipo de jaspe encontrado no mercado. Inclusive suas formas e cores acabam dando nome, comerciais na maioria das vezes, a uma infinidade de exemplares. A impureza chega a representar 20% da gema.


Curiosidade

 

 

O jaspe é uma variedade semicristalina de agregado de quartzo opaco, finamente granulado, de cores diversas e aspectos muito variados, manchado irregularmente ou com camadas, sendo a cor mais comum a vermelha.

  • Os nativos americanos usaram a Jaspe em cerimônias para trazer chuva e para a adivinhação. No Egito antigo eram usados como amuletos esculpindo-os em forma de besouro, um antigo rei egípcio, Nechepsus, usava, para fortalecer seu aparelho digestivo.
  • Na Idade Média foi considerado a pedra dos vencedores, colocada em suas espadas, como foi o caso sigifrido vestindo um jaspe Balmung no punho. 
  •  A palavra jaspe, vem do grego iaspi que significa "pedra manchada".
  • Na Antiguidade o jaspe tinha uma grande reputação como provocador de chuvas e ajudava na advinhação.
  • No século IV, o jaspe era reconhecido como dispersador de espíritos malignos e protetor daqueles que o usavam contra mordidas de criaturas venenosas.
  • Um autor anônimo alemão do século XII, assegurava que, se o jaspe fosse colocado em uma mordida de cobra, o veneno da ferida seria totalmente absorvido.
  • O jaspe era incrustado em ouro e usado sobre o peitoral dos grandes sacerdotes no tempo de Aarão.
  • Galeno recomendava amarrar jaspe na coxa das mulheres para facilitar o parto.
  • Os antigos romanos usavam o Jaspe e acreditavam que ele afastava demônios e espíritos malignos.  
  • Os antigos gregos acreditavam que o Jaspe assegurava ao seu usuário harmonia interior e um matrimônio feliz. As mulheres acreditavam que o Jaspe as livrava das moléstias femininas e lhes proporcionava uma gravidez harmônica. 
  • O Jaspe fazia parte das pedras mais valiosas da Antigüidade e é até mesmo mencionado nas revelações da Bíblia. 
  • A pedra de toque ou lidita é um jaspe preto utilizado para fazer prova de toque com ligas de ouro, as quais atritadas na sua superfície, deixam um traço que tratado por ácidos permite deduzir a proporção de ouro.
  • Seus signos do zodiaco associados são o Aries, o Escorpião, a Virgem, o Câncer, o Capricornio.   
  • O termo jasper vem do Oriente e nos tempos antigos era sinônimo de quartzo
  • Antes chamado "a mãe de todas as pedras", ele transmitiria a sabedoria, a força elementar, o amor de "nossa mãe a Terra". Suas virtudes são de estancar o sangue, de impedir o abôrto, de favorecer o parto.
  • Ele irradiaria permanentemente uma energia vital protegendo, purificando, vivenciando. Ele traria compaixão e sensibilidade, a vontade de fazer o bem e desenvolveria a eloquência, ele desenvolveria também o odorato. 

  • Entre os judeus, o Jaspe tinha um significado muito importante. Eles acreditavam que o Jaspe era a primeira pedra fundamental da nova Jerusalém. 

 

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA 


Brasil (Ocorre notadamente em Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), África do Sul, Índia, Austrália, Madagascar.

Como é Extraido ou Garimpado

 

As pedras são extraídas do solo, nas minas encontradas em diferentes regiões. Ao serem retiradas encontram-se cobertas com terra e com incrustações decorrentes dos muitos anos que estão depositadas. Atualmente existem diversas maneiras que as pedras são vendidas: naturais, tingidas, polidas ou brutas, serradas de formas diferentes, dependendo do mercado alvo. Para a comercialização de pedras vendidas de forma natural, o processo mais utilizado para a finalização do produto, passam pelo processo descrito abaixo.

Ao chegarem do garimpo, as pedras são descarregadas e cortadas, dependendo do destino final, podendo ser cortadas em chapas, porta-jóias ou objetos de ornamentação diversos. Após o corte, que é realizado em máquinas específicas, com água e óleo, é feita a lavagem, também utilizando água e detergente, e dependendo do grau de sujeira, pode ser utilizado soda cáustica, uma vez que na seção de corte, uma pequena fração do óleo utilizado para lubrificação das máquinas, fica aderida na pedra.
O passo seguinte é a lixação e polimento, finalizando com outra lavagem, utilizando ácidos inorgânicos, água e detergente. Uma pequena quantidade de minerais é lavada com ácido muriático -uma lavagem mais eficaz-, para remoção de total resíduo do processo. A conclusão do processo específico depende exclusivamente do modo pelo qual a pedra irá ser comercializada para o público alvo.

 

Jaspe e a Saúde

 

Jaspe é uma pedra que aumenta o sistema imunológico do seu transportador, além disso, limpa os poluentes tóxicos do torso. É provado benéfico para os rins, bem como para toda a região abdominal do seu transportador. Além disso, é contemplado equilibrar os minerais do torso físico de seu transportador. É um pedregulho de jóias que repara as questões relacionadas com o movimento intestinal, a hérnia e os problemas da próstata do seu transportador. É muito utilizado para tratar os problemas de IBS e obesidade de seu operador. A imagem Jasper também se especula para curar os distúrbios da derme. Também cura alergias também às doenças pulmonares de seu transportador. Sobre os fundamentos físicos, repara os problemas gerais do corpo, juntamente com os problemas emocionais do seu portador.


 

Propriedades Espirituais

 

      A característica mais referida do Jaspe é a de proteger e nutrir, razão pela qual lhe é dado o nome de "pedra nutridora". É uma pedra do elemento Terra com uma energia de frequência lenta e estável, alinhada com o campo eletromagnético do planeta. Como tal, é uma pedra de enraizamento por excelência e também de estabilidade, conforto e segurança, aumentando a força física. A presença do Jaspe equilibra a aura, permitindo um sentimento de completude e de paz. Aumenta a consciência da presença do corpo físico e promove a consciência ambiental e de comunhão entre todos os seres que habitam a Terra.

     O Jaspe suaviza todos os processos mentais, sendo por isso uma boa pedra para os estudantes ansioso na situação de exame ou de teste pois faz superar os medos e ajuda a alcançar a tranquilidade necessária para pensar e resolver os problemas.O Jaspe nos apóia e nos sustenta durante os tempos de stress e proporciona tranquilidade e plenitude. Usado na cura, este cristal unifica todos os aspectos de nossas vidas. Ele nos lembra que devemos ajudar uns aos outros.

     Fornece proteção, absorve as energias negativas, estimula a honestidade. Proporciona coragem para enfrentar os problemas de forma positiva, auxilia a ter raciocínio rápido e promove a capacidade de organização. Além de alinhar todos os chacras, cada uma de suas cores é apropriada para um chacra específico. Esta pedra facilita as viagens xamânicas e recordações dos sonhos. O Jaspe, ainda, limpa e alinha, não só os chacras, mas também a aura. Equilibra o Yin e Yang e alinha os corpos físico, emocional e mental com o reino etérico. Ele limpa a poluição eletromagnética e ambiental, incluindo a radiação e ajuda na radiestesia. Estimula a imaginação e transforma as ideias em ação. Entre seus poderes mágicos, está a capacidade de prolongar o prazer sexual, auxiliar durante as doenças prolongadas e reenergizar o corpo.

     A proteção simultanêa do jaspe é poderosa e suave. Equilibrando as energias yin e yang isso ajuda os processos de cura, ao mesmo tempo que traz um sentimento de paz e de tranquilidade.É uma pedra de energia física e de força física, estimula a estamina e a resistência e aumenta a quantidade de "chi" ou força de vida na aura. Nós disperta coragem para enfrentar situações difíceis e desagradáveis. Estimula a justiça. Clareia a lembrança de forma eficaz os sonhos. Útil para todos os que trabalham com a energia da Terra. Os nativos dos signos de Touro e Virgem podem ser muito beneficiados com a energia positiva da poderosa Jaspe.

     A Jaspe favorece os sistemas circulatórios e digestivos e os órgãos sexuais. Equilibra a quantidade de sais minerais no corpo. Psicologicamente, transmite determinação em todas as atividades. Ele fornece coragem para se familiarizar com problemas positivamente e apóia em situações de conflitos. O Jaspe é uma excelente pedra para ser usada pelas pessoas tímidas. Os judeus antigos acreditavam que o Jaspe teria sido a pedra fundamental de Jerusalém e, na Antiguidade, era conhecido como causador de chuvas. 


      Judy Hall, em sua incrível obra A Bíblia dos Cristais (vol.I), define o jaspe como “a suprema pedra nutriz”. A autora sustenta sua afirmação devido a uma característica muito especial do jaspe, que é a de oferecer apoio e suporte durante períodos de estresses, nos fornecendo tranquilidade e integridade. Outra característica importante deste mineral é a capacidade de unificação e a capacidade de criar nas pessoas a vontade de se ajudarem mutuamente. Ainda segundo Judy, o jaspe é capaz de alinhar os chacras, podendo ser utilizada sobre cada um deles durante a meditação. O jaspe também pode ser utilizado para viagens xamânicas e para recordar sonho, pois esta pedra é capaz de limpar e alinhar os corpos físico, emocional e mental com o mundo etérico,  além de oferecer proteção e aterrar as energias do corpo. Para quem busca um auxílio para se livrar de energias negativas o jaspe pode representar um grande auxílio, pois o mesmo é muito útil em absorver a energia negativa do corpo, a poluição eletromagnética e sua radiação.

   O jaspe também é conhecido por nos fornecer determinação e nos encorajar para nossos empreendimentos, estimula o pensamento rápido e a organização  mental, auxiliando na transformação das ideias em ações. No campo físico o jaspe pode ser utilizado para prolongar o prazer sexual e revigorar o corpo. Estas últimas características devem-se ao fato do vibração desta pedra auxiliar o sistema circulatório e o digestivo, bem como no equilíbrio de minerais no corpo, sendo particularmente útil, segundo Judy, quando utilizado na forma de elixir de pedras. A Jaspe alinha os chakras e cada cor dessa pedra é apropriada para um chakra diferente. Ela facilita as viagens xamânica e a lembrança de sonhos.

Dica: Pode-se colocar um jaspe marrom ou um objeto feito desta pedra no ambiente de entrada da casa para absorver a energia negativa que possa estar entrando.

 

 

 

Alguns exemplos das variedades existentes de jaspe:

  • Jaspe Amarelo
  • Jaspe Vermelho
  • Jaspe Branco
  • Jaspe Verde
  • Jaspe Paisagem/Deserto
  • Jaspe Leopardo
  • Jaspe Zebra/Net
  • Jaspe Heliotrópio ou bloodstone, ou pedra-de-sangue 
  • Jaspe Dálmata
  • Jaspe Oceano
  • Jaspe Cobra
  • Jaspe Camaleão
  • Jaspe Brecha / brechado
  • Jaspe Letra chinesa
  • Jaspe Kambaba
  • Jaspe Floresta 
  • Jaspe Flocada
  • Jaspe Net 
  • Jaspe Wave
  • Jaspe Policromo / Picasso
  • Jaspe Africano
  • Jaspe Mokaita

 

 

Oferecemos uma enorme variedade de Jaspe naturais autênticos de garimpo em nossa loja virtual. Com excelentes preços e qualidade para que você possa usufluir das propriedades oferecidas por esta maravilhosa pedra

 

Para conhecer sobre outras pedras clik aqui

 

sentir como égigantescaforça do Jaspe

Para conhecer sobre outras pedras clik aqui

Voltar ao topo
Loja CristaisdeCurvelo no What's app