Carregando... Por favor, aguarde...

JADEITA


Pedra de garimpo extraido diretamente da natureza não foi feita em laboratorio por mãos humanas.

 

 

jadeita-bruta.jpg

Jade é uma das pedras preciosas de que os chineses gostam mais. Desde a antiguidade, ele é considerado como um mascote que possa afugentar maus espíritos. A jadeíta é uma das espécies de jade mais preciosa. Agora, os adornos, artesanatos e joias feitos com esta pedra são muito procurados por artístas e outros consumidores. Mas, no mercado chinês, sempre há produtos falsificados, pelo que foram estabelecidos vários órgãos de identificação de jadeíta.

Usado pelos chineses há milhares de anos, o jade tem importância cultural, reputação e apreciação quase inescrutáveis no Oriente. Todo o material utilizado pelos chineses na forma de entalhes até o século XIII trata-se de nefrita, sendo que a jadeíta, oriunda da antiga Birmânia, passou a ter aplicação apenas mais tarde, principalmente a partir do século XVIII.
Na América Central, a jadeíta já era utilizada pela Civilização pré-colombiana Maia e pelos povos Olmecas que habitavam a planície costeira do Golfo do México, uma vez que uma de suas principais fontes, histórica e atual, é a Guatemala.

Em termos de composição química, a jadeíta é um silicato de sódio e alumínio, enquanto a nefrita trata-se de um silicato de cálcio, magnésio e ferro.
2.700 anos atrás, Bian He do Reino Chu encontrou na montanha um pedaço de jade e ofereceu-o ao rei. Mas, a pedra trouxe-lhe a má sorte. Como o mestre da corte não conhecia esta pedra preciosa, considerando-a uma pedra sem nenhum valor, o rei mandou cortar o pé esquerdo de Bian He como castigo. Mas ele persistiu em oferecer esta pedra ao novo rei. Mas, perdeu outro pé. Então Bian He chorou durante 3 dias e 3 noites. Ao ouvir isso, o rei mandou abrir a pedra e descobriu o jade lá no meio da pedra, sendo baptizado com He Shibi.

A história de Bian He demonstra que é difícil identificar o jade. Agora, os adornos e artesanatos feitos com esta pedra não pertencem apenas a nobres. O número crescente da população começaram a possui-los. Mas, muitas pessoas não sabem identificar.


O que a Jadeita significa?

Seu nome vem do têrmo jade. Foi no século XIX, em 1863, que a jadeita foi diferenciada da nefrita. Ela é um piroxênio que resulta do metamorfismo das serpentinas ricas em sodio. Antes do século XIX° chamava-se do têrmo genérico jade ao mesmo tempo a jadeita e a nefrita. A jadeita somente apareceu na China no meio do século XVIII°, vindo da Birmânia, todos os jades antigos da China antes deste periodo são nefrita. Sem a presença de iones metalicos que a colorem seria incolor, na realidade, branco leitoso, mas as variedades verde firme são coloridas pelo ferro e as roxas o são pelo manganês, a jadeita jade imperial é colorida pelo cromo. A "magnétita-jade" é o nome comercial de um jade preto com inclusões de magnetita. A cloromelanita é o nome de um piroxênio verde-escuro com veia preta que é assimilado aos jades. O kosmoclor, de composição proxima da jadeita é um silicato de sodio e cromo descoberto num meteorito (em grego de kosmos e "clor" para verde) que compõe a cloromelanita. Sua densidade aumenta conforme sua concentração em cromo e pode atingir 3,6. A Maw-sit-sit que foi descoberta em 1963 por Gubelin na Birmânia nas mesmas jazidas que o jade imperial, no noroeste da Birmânia no estado Kachin, é na realidade uma rocha, uma mistura de varios minerais então a jadeita cromifera, cromita, ureyita, simpletita, kosmoclor, amfibola cromifera e zeolitas, natolita principalmente, e suas veias brancas são constituidas de albita numa rocha matriz de serpentina. E é umas das rochas na qual a concentração de cromo que lhe da sua cor é a mais elevada. Por vêzes chamada jade-albita das maw-sit-sit de veias de albita branca. 

 


A Jadeita  e a saúde

A Jade com Nefrita é uma pedra bastante valiosa na cultura chinesa, conhecida pelos seus benefícios atribuidos pelo povo chinês, justiça, coragem, modéstia, sabedoria e caridade. Além de ajudar a ter um melhor conhecimento do interior pessoal, dando a oportunidade de entender erros do passado e progredir para um futuro melhor. Esta pedra é de grande ajuda para acabar com as dores nas costas, cólicas ou dores renais, pois ajuda a regular o interior físico.Jadeita Pedra composta por dois minerais diferentes jade mais Nefrita.

Na China, Confucio tinha entrevisto as cinco grandes virtudes do jade : justiça, caridade, sabedoria, coragem, pureza e é sem duvida a razão pela qual ele foi preferido entre todas as outras pedras neste pais. Ele é uma matéria que tem um grande preço pelo fato de seu ritual e magica, incarnação terrestre do principe cosmico Yang e isto desde ao menos 4 000 anos a.J.C. O imperador devia a absorver durante os periodos de purificação. Todos os objetos do ritual eram em jade e é conhecido descrições muito minuciosas.O "pi", um disco furado ao meio simbolizava o céu e o buraco a casa de onde emanavam todas as influências. O jade era também utilizado como amuleto em ocasiões de ritos funerais, no sentido de evitar a putrificação dos cadaveres (um "pi" era colocado sob o corpo).O jade, no sentido amplo, simboliza a retidão, o poder, predispondo à calma, à tolerância, à harmonia, à paz, asseguraria a honestidade, a temperança, a tolerância. Ele dinamisaria nosso desenvolvimento emocional, nos tiraria a tensão, trazendo uma sensação de satisfação. Ele prolongaria a vida. Foi descrito que o jade era a resposta para acalmar as colicas nefriticas (donde o nome da nefrita), agir sobre os calculos renais e todas as infecções da arvore urinaria...Era necessario o colocar no lugar dolorido e o desengordurar todos os trimestres com o po de osso calcinado. E é necessario acrescentar que os chinêses (que bebiam uma medida, esmagado e dissolvido, misturado ao suco de ervas) ele era reputado por suas virtudes curativas e o imperados Rodolphe II de Habsbourg comprara um pedaço por 1 600 écus. Ele era considerado naquela época, lutar contra a gota, as ciaticas, a epilepsia, as mordidas venenosas. 

Habilidade de melhorar a própria existência, ajudando a pessoa a libertar-se de pensamentos e de energias negativas, pois acalma a mente e faz com que as tarefas cotidianas pareçam mais fáceis. O jade é muito benéfico para o coração, tanto no sentido físico como no emocional.  É também uma pedra de proteção, deixando seu portador livre de problemas. É considerado como a essência concentrada do amor. Traz o quilíbrio entre o Yin/Yang. Intensifica a capacidade de expressão.

 

Precaução 

Nunca espor ao calor, nem aos solventes pois certos jades são coloridos artificialmente. A nefrita é muito mais resistente que a jadeitaz aos choques, pouco fragil e é muito facil de manutenção. Os joalheiros tomam cuidado em não expô-las à chama do maçarico, corre o risco de vê-la esbranquiçar.

 

Utilizações e específicações?

A jadeita a mais procurada é o jade imperial de cor verde esmeralda onde a cor é devida ao cromo. As jadeitas roxas ou azuis são ambém muito procuradas pois raras.
Ela é utilizada lapidada em cabochão em bijuteria-joalheria para realizar anéis, colares, pulseiras...
Inumeros objetos e pingentes são escultados em jadeitas de todas as cores e multicores.
As pulseiras em forma de argola rigida que são produtos da Birmânia são muito apreciados pela clientela chinesa.
O jade é a pedra aniversario do 12° e 26° ano de casamento.

Local de extração

Existe uma duzia de jazidas de jadeita no mundo, a mais importante se situando ao norte da Birmânia no estazdo Kachim, é a jazida que produz a maior parte das jadeitas de alta qualidade presentes no mercado internacional.
Vem em seguida a sierra de Las Minas, no vale da Motogua na Guatemala,, onde as civilizações pré-colombianas encontravam seu jade. Esquecido, esta jazida foi redescoberta em 1973. A jazida aluvionaria somente foi conhecida depois de dez anos bem que dela é extraido um muito belo jade translucido de cor azul à verde.
Pode-se em seguida citar o Japão (Omi-gawa de Kotaki-gawa na rigião de Niigata) o Casaquistão, a Russia (Ketchpel no Oural polar nas cadeias de Borus em Sayan ocidental), os Estados Unidos (veios de serpentina de New Idria na California), a Italia em Punta Rasciassa, na serpentina de Monviso nos Alpes ocidentais. Encontra-se a jadeita no Brasil, no Canada, na China, na Colômbia.

Utilização em joalheria

A jadeita a mais procurada é o jade imperial de cor verde esmeralda onde a cor é devida ao cromo. As jadeitas roxas ou azuis são ambém muito procuradas pois raras.
Ela é utilizada lapidada em cabochão em bijuteria-joalheria para realizar anéis, colares, pulseiras...
Inumeros objetos e pingentes são escultados em jadeitas de todas as cores e multicores.
As pulseiras em forma de argola rigida que são produtos da Birmânia são muito apreciados pela clientela chinesa.
O jade é a pedra aniversario do 12° e 26° ano de casamento.

 

Composição Quimica

O jade quase nunca é encontrada em cristais individuais e é composta dos cristais bloqueando microscópicos que produzem um material muito resistente. Nefrita é realmente um não-mineral, mas uma variedade da actinolita mineral. A variedade de nefrita é composta de cristais fibrosos entrelaçados em uma massa compacta resistente. Outras variedades de actinolita são completamente diferentes da nefrita. A dureza do jade é notável. Tem uma resistência maior do que o aço e é posto para trabalhar por muitas civilizações adiantadas para machados, facas e armas. Estava mais atrasado que o jade se transformou uma pedra simbólica usada nos ornamentos e outros artefatos religiosos durante os éons. O jade é valioso ainda hoje por sua beleza. Suas muitas cores são apreciadas, mas a cor verde-esmeralda que a jadeíta produz assim bem, que está sendo altamente procurado por coletores da arte-final. Este jade verde-esmeralda, chamado "jade imperial", é colorido pelo cromo. Outras cores são influenciadas pelo ferro (verde e marrom) e o manganês é pensado para produzir as cores violetas. A nefrita é geralmente branco, verde e creme, quando a jadeíta puder ter a escala cheia de cores do jade . É usada nas medalhas olímpicas.

Estes materiais são formados por massas compactas emaranhadas de diminutas fibras ou grãos cristalinos com orientação aleatória e são exemplos clássicos de gemas com elevada tenacidade, isto é, que oferecem grande resistência ao rompimento (o que as difere das de elevada dureza, que são aquelas dificilmente riscáveis).
Ela é uma rocha microcristalina maciça da familia dos anfibios, pode-se considerar a nefrita como uma variedade microcristalina de uma série actinolita ferrosa-tremolita. A maioria são compostas principalmente de actinolita.

 


Cor: verde-garrafa; verde-escuro; verde-claro; branco.

Fórmula Química - NaAlSi2O6  

Composição - 15,22 % Na2O, 23,79 % Al2O3, 1,96 % Fe2O3, 59,03 % SiO2

Cristalografia - Monoclínico       

Classe - Prismática

Propriedades Ópticas - Biaxial positivo

Hábito - Maciço, granular, fibroso, compacto

Clivagem - Distinta em {110}

Dureza - 6

Densidade relativa - 3,2 - 3,4

Fratura - Irregular

Brilho - Lustroso, subvítreo a perláceo

Associação -  Associada a albita, quartzo, lawsonita.

Propriedades Diagnósticas - Propriedades ópticas, testes químicos, associação mineral. 

Ocorrência - Presente em rochas metamórficas de alta pressão como glaucofânio-xistos.

 

Garimpos origem ou extração de Jadeita

Existe uma duzia de jazidas de jadeita no mundo, a mais importante se situando ao norte da Birmânia no estazdo Kachim, é a jazida que produz a maior parte das jadeitas de alta qualidade presentes no mercado internacional.
Vem em seguida a sierra de Las Minas, no vale da Motogua na Guatemala,, onde as civilizações pré-colombianas encontravam seu jade. Esquecido, esta jazida foi redescoberta em 1973. A jazida aluvionaria somente foi conhecida depois de dez anos bem que dela é extraido um muito belo jade translucido de cor azul à verde.
Pode-se em seguida citar o Japão (Omi-gawa de Kotaki-gawa na rigião de Niigata) o Casaquistão, a Russia (Ketchpel no Oural polar nas cadeias de Borus em Sayan ocidental), os Estados Unidos (veios de serpentina de New Idria na California), a Italia em Punta Rasciassa, na serpentina de Monviso nos Alpes ocidentais. Encontra-se a jadeita no Brasil, no Canada, na China, na Colômbia.

 

Falsificações

 

Trata-se do jade o mais imitado pois a jadeita pode atingir preços muito elevados. O principal tratamento consiste à decoroli-la num banho quente de acido e em seguida de impregnar as resinas coloridas ou não. Ela pode ser simplesmente queimada para reforçar sua cor ou lhe dar uma cor castanha, ou tingida semtratamento térmico.
Ela é imitada com vidro de chumbo (bem conhecido dos chinêses), com vidro colorido, com matéria plastica, com porcelanas, com esmaltes...dublets, triplets à base de jadeita, quartzitos tingidos, jade melhorado por tingimento artificial.
Necessario notar que no Extremo Oriente, os jades descoloridos, tingidos depois plastificados são correntes no comércio. Foram sintetizadas placas de jade.
A grossularia maciça africana é chamada "jade do transwaal" mas esta apelação é ilicita.

A jadeíta tem várias cores: verde, amarela clara, branca, violeta e vermelha. É raramente encontrar a jadeíta totalmente verde, pelo que é caríssima. No mercado internacional de leilão, uma pulseira de jadeíta totalmente verde custa até milhões de yuans. Por isso, é alvo de falsificação por muitos comerciantes. 
Há dois meios para a falsificação de jade. O jade falsificado é mais mole que o verdadeiro. Com o desenvolvimento da ciências e tecnologias, o meio de falsificação tornou-se mais inteligente. Os falsificadores usam até o aparelho de lazer para tingir o jade. Para identifica-lo, é necessário usar aparelhos de identificação. Paara pode identificar o jade falsificado. Se o jade fosse tingido, mudaria de verde para castanho.


Resumo das Propriedades da Jadeita em Terapias

 

Esta pedra tem sua própria linguagem através de sua grande variedade de cores, incluindo vários tons de verde, lilás, laranja, branco e preto; no entanto, o verde é a cor mais popular. O jade preto é uma peça muito difícil de encontrar; esta cor foi usada pelos maias para suas cerimônias de magia oculta; e eles a usaram para se proteger contra doenças renais e da vesícula biliar; além disso, eles a associaram com a fertilidade e a abundância. É considerada pelos chineses como um símbolo muito importante de poder. Em toda a Asia o jade é simbolo de sorte e saude, é oferecido em todas as grandes ocasiões: nascimentos, casamentos, aniversarios, diplomas e mesmo para assinaturas de contratos profissionais.

Propriedades medicinais. Há muitas propriedades medicinais do jadeite. Em primeiro lugar, acredita-se que isto ajuda no tratamento da doença renal, que é muitas vezes chamada — «pedra no rim». Mineral em si, como tal, não é uma droga, ela apenas aumenta o efeito de uma droga, preparadas essencialmente base de vegetais. Há uma declaração de que o cristal restaura a potência sexual e trata a infertilidade. Jadeite, de acordo com a medicina oriental, usado para a correção da bioenergia humana. Jóia pedra desta ajuda no tratamento de doenças do sistema circulatório e normalizar a pressão. Pode ser usada para ajudar em tratamentos contra dores de cabeça e enxaqueca.

Propriedades mágicas. As propriedades são jadeite e caráter mágico. Ele ajuda a restaurar a confiança no próprio homem, equilibra a psique, ajuda a evitar conflitos, ensinando o caminho de soluções «sem derramamento de sangue». Efeito benéfico sobre a pedra ea, vida familiar pessoal. Ele libera o proprietário da pedra do ciúme desnecessário, desconfiança, suspeita. Pedra impede o surgimento de pensamentos e ações de baixa altitude. Uma ajuda inestimável quando se lida com crianças de pedra: o proprietário do mineral pode facilmente encontrar uma linguagem comum com a criança de qualquer idade.


Signos do zodiaco : peixes, touro, cancer, balança

Signos do zodiaco chinês : rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro, porco

Profissões: Comunicador, Publicitário, Educador, Fazendeiro, Músico, Político, Veterinário.

Planetas: Vênus e Saturno.

Chakras: Quarto.

 

jadeita-fio.jpg


Oferecemos JADEITAS com excelentes preços e qualidade!! Conheça já nossos produtos!

Para conhecer sobre outras pedras clik aqui

Voltar ao topo
Loja CristaisdeCurvelo no What's app