Carregando... Por favor, aguarde...

JADE

jade-pulseira.jpg

Origem do nome:

 

O nome vem desde à época da conquista espanhola na América Central, e significa "piedra de hijada", que ao pé da letra quer dizer pedra do flanco. Acredita-se que este nome surgiu pela tradição indígena de utilizar o jade como um curativo para doenças dos rins, porque consideravam o Jade um meio de proteção e cura. Jade é símbolo de pureza e serenidade para os povos do Oriente.

Jade (do francês jade; em espanhol piedra de la ijada, "pedra do flanco") é uma pedra ornamental muito dura e compacta, variando, na cor, de esbranquiçada a verde-escura. Designa a associação de dois minerais, a forma em nefrita da actinolite e um mineral chamado jadeíta. É geralmente empregada em objetos de adorno, em estatuetas etc.

O Jade – “yu”, em chinês – era definida como uma das pedras mais bonitas por um antigo dicionário chinês. O jade é comumente classificado em jade suave (nefrite) e jade duro (jadeíta). A nefrite possui uma cor branca como leite, podendo surgir tons de verdes variados. Já a jadeíta, considerada mais valiosa, é encontrada nas cores azul, rosa, lavanda e verde-esmeralda.

O SIGNIFICADO DO JADE


Jade é símbolo de pureza e serenidade para os povos do Oriente. Com alto valor comercial, essa pedra é idolatrada por chineses e japoneses que além de valorizarem a sua beleza externa, conhecem também os benefícios que essa pedra é capaz de trazer para o nosso corpo físico, espiritual e emocional. Existem dois tipos de jade, a Jadeite e a Nejrite. Ambas possuem as mesmas propriedades curativas, no entanto a Jadeite é mais translúcida e mais rara, por isso é mais ambicionada do que a Nejrite.

 Com alto valor comercial, essa pedra é idolatrada por chineses e japoneses que além de valorizarem a sua beleza externa, conhecem também os benefícios que essa pedra é capaz de trazer para o nosso corpo físico, espiritual e emocional.  Existem dois tipos de jade, a Jadeite e a Nefrite. Ambas possuem as mesmas propriedades curativas, no entanto a Jadeite é mais translúcida e mais rara, por isso é mais ambicionada do que a Nefrite.

Para os chineses, o jade é considerado como essência concentrada de amor, segundo a sabedoria chinesa quando se bate de leve esse cristal o som emitido é melodioso e particular, assemelhando-se à voz da pessoa amada. Tanto os chineses quanto os egípcios e mexicanos da antiguidade tinham como hábito colocar pedras de jade na boca dos mortos antes do enterro como sinal de proteção.

A palavra ‘jade’ é derivada do espanhol piedra de hijada, que ao pé da letra quer dizer pedra do flanco. Acredita-se que este nome surgiu pela tradição indígena de utilizar o jade como um curativo para doenças dos rins. Para os chineses, o jade é considerado como essência concentrada de amor, segundo a sabedoria chinesa quando se bate de leve esse cristal o som emitido é melodioso e particular, assemelhando-se à voz da pessoa amada. Tanto os chineses quanto os egípcios e mexicanos da antiguidade tinham como hábito colocar pedras de jade na boca dos mortos antes do enterro como sinal de proteção.

 

jade-lapidade.jpgPROPRIEDADES DO JADE


São muitas as propriedades da pedra Jade, todas as diferentes cores do jade possuem propriedades curativas, mas cada cor protege um órgão diferente. As propriedades comuns a todos os jades é que eles melhoram a existência da pessoa que o utiliza. Veja mais algumas propriedades importantes: Ajuda as pessoas a libertarem-se de pensamentos e energias negativas Acalma e apazigua a mente, fazendo com que os problemas pareçam mais fáceis de serem solucionados Faz uma limpeza física e emocional do nosso corpo, afastamento pensamentos que não nos ajudam em nada e libertando toxinas do nosso corpo físico. É benéfica ao coração, também no aspecto físico e emocional, amplia a capacidade de amar e melhora o funcionamento do órgão. É uma pedra de proteção, principalmente para crianças, sendo frequentemente utilizado como um amuleto infantil

 

JADE


Possui forte conexão com a Lemúria. Atrai força. Abre caminho para as vidas passadas, especialmente as vividas no oriente. Alivia desarranjos no sistema imunológico. Gera amor divino ou incondicional. Associado com as principais virtudes; coragem, justiça, misericórdia, modéstia e sabedoria. Confúcio disse que jade serviu como um lembrete da integridade da mente e da alma. Energia: receptiva. Planeta: Vênus. Signo: Touro. Elemento: água. Objetivo: amor, sabedoria, cura. Chacra: cardíaco.

O jade e as pedras verdes desempenharam um papel muito importante na ordenação do universo cultural mesoamericano e na materialização de sua cosmovisão. Jade é o termo genérico referente a dois minerais nobres – a jadeíta e a nefrita – que tem como composição básica os óxidos de Silício (Si), Alumínio (Al), Sódio (Na), Magnésio (Mg) e Cálcio (Ca) que, devido à reação como o Ferro, adquirem colorações esverdeadas, variando desde tonalidades muito claras a um verde escuro-azulado. Caracterizam-se, sobretudo, pelo brilho e dureza e seu valor está, em grande parte, associado à sua raridade, dado que as condições para a sua produção são bastante especiais: baixas temperaturas e alta pressão em zonas de falha geológicas - o que faz com que, em todo o mundo, haja somente 10 ou 11 regiões produtoras. Na Mesoamérica, somente a jadeíta foi conhecida (Lange, 1993).

 

Entretanto, grande parte de seu valor e conteúdo simbólico está, inegavelmente, associado à cor verde, que relacionavam os antigos mesoamericanos à vegetação, às águas e, em especial, nos relatos míticos, ao milho - alimento básico dessas populações. De um modo geral, fontes escritas e pictoglíficas (cóldlices) oferecem abundantes descrições sobre o jade, enquanto símbolo de vida, e mais que isso, como gema geradora de vida: contas e pedras desse material eram colocadas na boca dos mortos como um substituto do coração (Torquemada, XIII,XLV; Sahagun, Ap. II, 26-27); as jovens recémcasadas recebiam de presente esses mesmos objetos para garantir a concepção.

 

Muitos acreditam que a a pera Jade é a pedra da Imortalidade, uma pedra com valor muito alto espiritualmente e financeiramente.

 

 

escultura-de-jade.jpgHistória:


O Jade é a pedra sagrada da China, onde é conhecido como "yu". Os noivos chineses costumavam presentear as noivas com borboletas de Jade como símbolo de amor.

Jade é um nome que era aplicado às pedras ornamentais que eram trazidas à Europa da China e da América central. Somente em 1863 se percebeu que o termo "jade" estava sendo aplicado a dois minerais diferentes. A jadeíta quase nunca é encontrada em cristais individuais e é composta dos cristais bloqueando microscópicos que produzem um material muito resistente. Nefrita é realmente um não-mineral, mas uma variedade da actinolita mineral.

A variedade de nefrita é composta de cristais fibrosos entrelaçados em uma massa compacta resistente. Outras variedades de actinolita são completamente diferentes da nefrita.

A dureza do jade é notável. Tem uma resistência maior do que o aço e é posto para trabalhar por muitas civilizações adiantadas para machados, facas e armas. Estava mais atrasado que o jade se transformou uma pedra simbólica usada nos ornamentos e outros artefatos religiosos durante os éons.

O jade é valioso ainda hoje por sua beleza. Suas muitas cores são apreciadas, mas a cor verde-esmeralda que a jadeíta produz assim bem, que está sendo altamente procurado por coletores da arte-final. Este jade verde-esmeralda, chamado "jade imperial", é colorido pelo cromo. Outras cores são influenciadas pelo ferro (verde e marrom) e o manganês é pensado para produzir as cores violetas. A nefrita é geralmente branco, verde e creme, quando a jadeíta puder ter a escala cheia de cores do jade.

Os recém-casados costumavam beber juntos numa taça de Jade para confirmar os seus votos. Afirmavam também que Jade em pó misturado com água e tomado antes da morte, preservava o corpo do morto da deterioração.

 

A apreciação dos chineses pelo Jade é tão grande, que aqueles que podem, carregam consigo, pequenas pedras de modo a tê-lo sempre à mão. Eles acreditam que quando manuseado, parte de sua virtude secreta era absorvida pelo organismo. Para os chineses, o Jade é considerado essência concentrada de amor. Os egípcios, mexicanos e chineses colocavam pequenas peças de Jade na boca dos mortos. Da metade do século XVII até os dias de hoje, acredita-se que o Jade pode ajudar a expelir cálculos dos rins.

 

Nos tempos pré-históricos, o Jade era um material muito apreciado para a fabricação de armas e instrumentos em toda a Terra, devido à sua extraordinária resistência. Por isso ele também é chamado de "Pedra Flecha".

 

A história do Jade é tão longa quanto a da civilização chinesa. Vários são os objetos feitos de jade encontrados por arqueólogos em território chinês, que remontam aos períodos iniciais do neolítico. Posteriormente, foi considerada uma gema imperial, sendo utilizada como matéria prima em ornamentos de cerimônias e objetos de decoração.Há 2000 anos o Jade é utilizado na China para o culto dos deuses, sendo trabalhado na forma de figuras míticas e outros símbolos. 


Por curiosidade, antigamente, na China, só existia o jade suave, a nefrite, antes que a jadeíta passasse a ser importada da Burma durante a dinastia Qing (1271-1368). Por causa disso, tradicionalmente o jade se refere à nefrite. No entanto, a jadeíta passou a ser mais popular e mais valiosa do que a nefrite ao longo dos anos.

O amor que os chineses possuem pelo Jade não se refere apenas à sua beleza, mas também pelo significado cultural e humano, assim como disse Confúcio, sobre a existência de onze virtudes no jade:

 

 “Os sábios têm associado ao jade a virtude. Para eles, seu brilho e lustro representam a integridade da pureza; sua perfeita firmeza e extrema dureza representam a certeza da inteligência; seus ângulos, que não cortam, apesar de aparentarem afiados, representam a justiça; o som puro e prolongado, que ressoa quando algo o atinge, representa a música. Sua cor representa a lealdade; suas falhas internas, que sempre se mostram através da transparência, chamam a atenção para a sinceridade; seu brilho iridescente representa o céu; sua substância admirável, formada pela montanha e pela água, representa a terra. Usado sozinho sem ornamentos [o jade] representa a castidade. O preço que o mundo inteiro lhe atribui representa a verdade. Para embasar essas comparações, o Livro dos Versos diz: ‘Quando eu penso em um homem sábio, seus méritos parecem ser como o jade’”.
(tradução original do chinês para o inglês desconhecida)

 

Efeitos Terapêuticos:

  • Chakras: Primeiro Raíz
  • Saúde: Equilíbrio Hormonal
  • Indicação: Dores Diversas

Usos e Aplicações:

  • Pedra da profissão: Comunicadores, Educadores, Enfermeiras, Fazendeiros, Jardineiros, Militares, Músicos, Veterinários.
  • Pedra do signo de: Todos
  • Tipo de energia: Limpeza Energética

Características Técnicas:

  • Ocorrência: 
  • Dureza: 6,5 - 7 Mohs
  • Composição Química: Silicato de Alumínio e Sódio.
  • Procedência: Estados Unidos, China, Itália, Mianmá, Rússia, Oriente Médio.

 

jade-escultura-lina.jpg

Voltar ao topo
Loja CristaisdeCurvelo no What's app