Carregando... Por favor, aguarde...

HIDDENITA OU HIDENITA 

hidenita.jpg

O nome Hiddenita é uma homenagem ao engenheiro de minas e colecionador de minerais William Earl Hidden, que descobriu na Carolina do Norte (E.U.A.), em 1.879. Não é muito comercializada na Europa, mas é muito popular nos E.U.A. Suas cores não são sempre estáveis.

Trata-se a variedade verde, colorida pelo cromo, o espodumênio que faz parte do grupo dos pyroxenos, bem que espodumênios verdes sem cromo são também chamados hiddenita.

Ela é ainda chamada "trifana" quando ela é incolor ou amarela e o espodumênio rosa violeta é a kunzita, o nome hiddenita sendo reservado aos espodumênios verdes. 


ENCONTRADAS EM: 


Jazidas em veios de pegmatitos; especialmente no Brasil (Minas Gerais, nas minas de Sapucaia e Minas Novas), República de Malgaxe, E.U.A.(Carolina do Norte, California) e Birmânia. Em Madagascar, no Afeganistão (Nouristan, Laghman e vale de Kunar). Essa pedra tem uma grande tendência ao calor e à estabilidade. Os antigos gregos a empregavam como pára-raios, para enfrentar perigos, poderes negrose moléstias.

 

UTILIZAÇÃO NA JOALHERIA: 


Numerosos espodumênios verdes chamados "hiddenita" perdem sua cor sob a luz : são as kunzitas queimadas para que se tornem verdes, que perdem seu verde artificial em alguns dias na luz pois elas não contêm cromoi que da a cor verde estavel. Entretanto certas kunzitas queimadas conservam sua cor verde. 

O trabalho nesta pedra é muito delicado devido à sua clivagem perfeita (sensível à pressão). Devido ao seu pleocroísmo a mesa da pedra deve ficar perpendicular ao eixo principal. Frequentemente, a lapidação é em degraus, mas raramente em brilhante. Pode ser confundida com o berilo, crisoberilo, diopsídio, euclásio, esmeralda clara e turmalina verde.

 

IMITAÇÕES E TRATAMENTOS: 


 Vidro e espinélios sintéticos.

 

hidenita-no-estojo.jpg

LITOTERAPIA HISTÓRICA E CULTURAL: 


 Muito macia, ela traria a calma, a serenidade, a confiança em si para enfrentar um exame, uma entrevista. Ela ajudaria à superar os esforços, as dores emotivas, as emoções mal vividas. Ela teria uma ação benéfica sobre o sistema digestivo, os rins e a visicula. A Hidenita tem poderes muito fortes sobre o sistema muscular e alivia dores reumáticas na nuca, pescoço e juntas.

A água de Hidenita fortalece a musculatura do coração e auxilia o fluxo sanguíneo. Protege contra o desgastedas juntas e artrite. A Hiddenta traz mais alegria de viver e sensação de equilíbrio. Elimina moléstias sexuais e também ativa a vida sexual de pessoas mais idosas. Protege contra depressões. Na meditação, ativa muito especialmente o coração, a alma e fortalece o amor e a amizade.

 

INDICADO PARA: Depressões, moléstias psicossomátivas, alegria de viver, sensação de equilíbrio, estimula o desejo sexual. Coração, músculos, gota, moléstias, artrite, nervos, audição, vião, tato, olfato.


 hiddenita-gema.jpg

 
PEDRAS HISTÓRICAS: Cristais gigantes ultrapassando o metro ja foram descobertos, em particular nos Estados Unidos.

CHAKRA: Quarto e Sexto Frontal.

Saúde: Emocional

Signos do zodiaco : virgem, balança, escorpião 

Formas encontratadas: Pedra bruta, lapidada, gema e pingente.

CORES ENCONTRADAS: amarela esverdeada,  verde amarelada, verde esmeralda.

COR DO TRAÇO: branco.

DUREZA DE MOHS: 6-7.

DENSIDADE RELATIVA: 3,16-3,20.

CLIVAGEM: perfeita.

FRATURA: desigual.

SISTEMA CRISCITALINO: (monoclínico) cristais prísmaticos, tabulares.

FÓRMULA QUÍMICA: LiAlSi2O6.

COMPOSIÇÃO: 8,03 % Li2O, 27,40 % Al2O3, 64,58 % SiO2 .

DISPERSÃO: 0,017.

FLUORESCÊNCIA: muito fraca, vermelha amarelada.

ESPRECTO DE ABSORÇÃO: 6950, 6860, 6690, 6460, 6200, 4375, 4340.

PLEOCROÍSMO: definido: verde azulado, verde esmeralda, amarelo esverdeado.

BIRREFRÍGÊNCIA: +0,015.

ÍNDICE DE REFRAÇÃO: 1,655-1,680.

TRANSPARÊNCIA: transparente.


Para conhecer sobre outras pedras clik aqui

Voltar ao topo
Loja CristaisdeCurvelo no What's app