Carregando... Por favor, aguarde...

espin-lio-rosa.jpgEspinélio- sua origem 

 


Trata-se de uma gema pertencendo à todo o grupo de minerais proximos uns dos outros e ele foi numerosas vêzes qualificado de impostor pois ele estaria presente nas mesmas jazidas que o rubi e a safira e frequentemente foi confundido com estas gemas.Alguns "dizendo" rubis são na realidade espinélios, como o Principe Negro da coroa da Inglaterra ou os da coroa dos Wittelsbach. Ele é conhecido desde a antiguidade e a origem de seu nome permanece imprecisa, apesar de que possa se tratar de uma evocação de "pequenos espinhos" do fato de seus cristais à seis pontas.

É incerta a origem da palavra espinélio. Ela pode significar faísca, centelha(grego) ou ponta(latim). Existem espinélios de quase todas as cores; a mais apreciada é um vermelho semelhante ao do rubi. As substâncias corantes são o cromo e o ferro. As predras grandes assim como os espinélios astéricos são muito raros.

A variedade azul é sensível às altas temperaturas. O espinélio opaco de cor verde escura a negro se denomina ceilanita(devido à ilha do Ceilão, atual Siri-Lanka) e mais recente pleonasto (do grego, ' excessivo', devido a numerosas superfícies cristalinas). A variedade de cor castanha, às vezes, é denominada picotita (do francês); o espinélio de cor amarela é conhecido como rubicela (diminutivo da palavra francesa para o rubi) e o espinélio de cor vermelho-pálido é conhecido também como rubi-balas (relativo a uma região do Afeganistão).

Somente há 150 ano o espinélio é reconhecido como uma classe mineral; anteriormente era incluido entre os rubis, encontrando-se nas mesmas jazidas que estes. Alguma gemas conhecidas, consideradas anteriormente como rubis, são na realidade espinélios: por exemplo, o Black Princes Ruby, da coroa inglesa, de 5 cm de comprimento; e o Timur Ruby, de 361 ct que está num colar de diamantes da coroa inglesa.

Foi em Burma , atual Myanmar, que o Espinélio foi reconhecido , por volta de 1.587, como uma espécie  separada de pedra  e é lá, também, que são encontrados os Espinélios com as cores mais belas. Em outros países, o Espinélio se passou por Rubi por centenas de anos. Atualmente, o Espinélio é apreciado pelos comerciantes por sua própr]ia beleza e por suas próprias cores e brilho espetaculares, sendo uma das favoritas desses profissionais. Além da cor vermelha, o Espinélio pode ser encontrado, também, numa maravilhosa gama de cores, de rosa e roxo em tons pasteis a verde, azul, amarelo, pêssego e outras. A que provoca maior interesse é o Espinélio que vem da Birmânia: de um rosa intenso, apresenta um toque de alaranjado. Esta cor, é uma das mais esplêndidas cores de pedras preciosas encontradas no mundo. Existem, ainda, os Espinélios azuis, chamados de Espinélios Azul Cobalto, mas esses, são muito, muito raros de encontrar. Por ser uma pedra que pode ser criada em laboratório, muitas pessoas acreditam que só existem Espinélios sintéticos. Na verdade, o principal fator que impede que o Espinélio conquiste mais reconhecimento, é sua raridade. Os Espinélios mais belos são, atualmente, mais difíceis de encontrar do que os Rubis que costumava ser confundido. 

 

 

As variaçõesdo espinélio:

O rubicelio se concentra na cor laranja, amarela ou castanha.

O espinélio-vassoura é de cor vermelha.

O pleonastro, ou ceilonita, verde muito escuro e opaco, quase preto.

O hercinita é um espinélio que contém ferro verde preto de densidade 3,95.

A gahnita ou ganho-espinélio é vermelho-violeta, azul a azul escuro, verde chegando a preto e ela contém zinco (ZnAI204), sua densidade podendo atingir 4,62.

A picotita é um espinélio que contémcromo verde sombrio de densidade 4,2.Os dois maiores espinélios conhecidos estão no British Museum, em Londres, cristais octaédricos pesando 520 quilates cada um. A Russia possui um de 400 quilates.

 

espin-lio-verde.jpg

Local de extração

Encontrado onde existe rubis e safiras, em jazidas aluvionares. Na Birmânia (região de Mogok, Namya), no Sri Lanka (perto de Ratnapura), no Afeganistão, no Tadjiquistão, na Australia, no Brasil, nos Estados Unidos (Nova Jersey), em Madagascar, no Nepal, na Nigéria, na Tanzânia, na Tailândia.
 

 

 

Utilização em joalheria


Na realidade ele foi muito utilizado em joalheria…mas sob o nome de rubi, com o qual era confundido muito facilmente quando é vermelho sangue.Assim sendo, é natural que esta gema seja cada vez mais utilizada em joalheria. Os espinélios "rosa framboesa" recentemente descobertos na Tanzânia trazem tonalidades de cor raras na gama disponivel entre as pedras preciosas. As tonalidade delicadas dos rosas dos espinélios do Tadjiquistão não encontram equivalência no universo da joalheria, eles se casam particularmente bem com as cores de outras gemas.O espinélio é a pedra de aniversario do 22° ano de casamento.

 

espin-lio-negro.jpg

Cuidado e precaução no cotidiano

Gema facil de manutenção e solida. Insensivel aos produtos de limpeza. Ela tem tudo para uma utilização em joalheria, ela merece ser conhecida com seu verdadeiro nome! O joalheiro deve fazer atenção de não a queimar demasiadamente pois ela pode perder sua intensidade de cor.

 
Gemas aproximativas

 

Ametista , Crisoberilo , Piropo , Rubi , Safira , Topazio , Turmalina , Zircão

 

Litoterapia cultural e historica

 

Esta seria uma pedra muito poderosa, entre o zircão e a granada, uma pedra de consolidação e de realinhamento dos chacras. Mais poderosa que a ametista se ela é violeta, tanto quanto o schörl se ela é preta, protegendo contra as energias negativas, suas propriedades estando proximas das do rubi. O espinélio azul teria propriedades bastantes proximas das da tanzanita.Os espinélios vermelhos muito poderosos seriam desaconselhados às pessoas violentas, irritadas e agressivas. O espinélio preto seria uma verdadeira proteção, muito poderosa, contra as agressões, as energias negativas, as forças prejudiciais que ele devolveria pelo efeito espêlho, de volta às trevas de onde nascem.

 

espin-lio-laranja.jpg

Imitações e tratamentos

 

Sabe-se sintetizar o espinélio desde 1920.

 

Pedras historicas 

O espinélio vermelho sempre provocou fascinio aos grandes deste mundo desde séculos, era a pedra das coroas. Tamerlan, grande conquistador da Asia central era louco pelo espinélio. Apesar dos conselhos dos velhos sabios que previam grandes infortunios se o deus da guerra fosse liberado, é em 1941, em Samarcande, que cientistas russos abriram o tumulo, sobre o qual estava escrito .Na realidade, alguns dizeres de certas crônicas da época, coisas surpreendentes teriam sido produzidas, o primeiro dia a cidade teria caido na obscuridade, a segunda tampa do tumulo se quebrara e o terceiro o exército alemão apesar do pacto de não agressão, invade a Russia.Este precursor dos grandes Mongois enviara exércitos para proteger a mina de "Kuh I Lal" hoje no Tadjiquistão. Ele fez trazer espinélios nomeados na época de "rubis vassoura" vassoura, vindo da deformação linguistica de Badakshan região de onde eram provenientes estas pedras. Durante todo o periodo Mongol, encontravam-se gemas sobre as quais figurariam inscrições usando o nome dos imperadores.E existe ainda hoje no tesouro da Inglaterra um colar feito de espinélios, sobre os quais se encontram entalhes nomeados "o colar de Timur". Neste mesmo tesouro se encontra sobre a coroa imperial da Rainha da Inglaterra, "o rubi do Principe Negro". Esta gema é um espinélio proveniente da mina de "Kuh I Lal", ele foi dado em 1367 ao Principe Negro em agradecimento por seus leais serviços pelo Rei de Castilha. Meio século mais tarde ele salvara a vida do Rei Henri V na batalha de Azincourt, a pedra carrega inda a marca do machado que ela desviou e que teria fundido o crânio do soberano. Na França o célebre espinélio "côte de Bretagne" (costa da Bretanha) lapidado em forma de dragão ornamenta a lã de ouro de Luiz XV.

espin-lio-vermelho.jpg

Propriedades:



O Espinélio acalma e alivia o stress, a depressão e rejuvenesce a mente. É muito usado em processos de desintoxicação química sangue e , órgãos, incluindo a pele. Ajuda a diminuir a ansiedade e proporciona muitos benefícios à pele. O Espinélio é muito usado, também, pelas pessoas adeptas a jejuns. Esse belíssimo cristal tem  o poder de nos fazer sentir  revigorados, renovados! Ajuda a reforçar as características positivas da personalidade e a superar obstáculos. Diz-se que é a pedra da imortalidade. É uma excelente pedra para a cura e para a limpeza da aura. Reduz o esquecimento, atrai dinheiro, riqueza e prosperidade. Muito útil para viagens astrais e clarividência.Sendo uma pedra de alta energia, o Espinélio ajuda a curar os bloqueios de energia  físicas. Acelera a recuperação de muitas doenças associadas ao movimento, como problemas nas articulações, nos músculos e ossos. É ótimo para ser usado como pedra de proteção, sendo ideal para crianças, que carregarão com elas as energias protetoras de quem as presenteou com esse cristal. Por proporcionar vitalidade, é muito bom para ser usado durante atividades físicas. O Espinélio é, também, uma pedra que ajuda nos relacionamentos à distância.


Variedades e indicações:


  • Espinélio Vermelho: é associado ao Chacra do Coração e estimula, especificamente, força e vitalidade física.
  • Espinélio Rosa: usado por pessoas que sofrem de fadiga crônica. O Espinélio Rosa é usado como talismã pelos casais que não estão o tempo todo juntos fisicamente, pois transporta o amor de um pelo outro.
  • Espinélio Pêssego: ótimo para diminuir a auto-crítica e, também, a crítica em relação aos outros. Auxilia a desenvolver a auto-estima.
  • Espinélio Azul: estimula o terceiro chacra, fazendo com que a pessoa fique mais focada mentalmente e ajuda com as habilidades psíquicas. Muito útil para a comunicação espiritual.
  • Espinélio Marrom:  ajuda a dissipar as energias negativas e, também, as reflete para sua origem, isto é, para o que ou quem as emanou originalmente.
  • Espinélio Violeta:  usado para melhorar a comunicação entre as diferentes gerações.
  • Espinélio Amarelo: conecta ao chacra do plexo solar, ajuda a manter-se focado e na manifestação da abundância em todos os níveis. É apedra daqueles que tem a auto-estima baixa, pois promove uma forte crença na própria capacidade.
  • Espinélio Verde: conecta-se ao chacra do coração, ajuda nas questões emocionais, permitindo sentimentos de amor, compaixão e de perdão por si próprio e pelos outros. O Espinélio verde-escuro é conhecido por aumentar a sorte e melhorar as habilidades de comunicação. Seu brilho verde auxilia aqueles que sentem medo.
  • Espinélio Laranja: estimulante sexual e das energias criativas.
  • Espinélio Negro: ajuda a reconhecer e liberar questões emocionais arraigadas profundamente na pessoa, como a tristeza e a raiva.
  • Espinélio Transparente: reenergiza os campos magnéticos, bem como todo o sistema de chacras.

 

espin-lio-azul.jpg

Alguns minerais do grupo das espinelas

 

 

  • Espinela – MgAl2O4, que dá o nome ao grupo
  • Gahnite - ZnAl2O4
  • Franklinite - (Fe,Mn,Zn)(Fe,Mn)2O4
  • Cromite - (Fe·Mg)Cr2O4
  • Magnetite - Fe3O4
  • Hercinite - FeAl2O4
  • Ulvospinela - TiFe2O4
  • Jacobsite - MnFe2O4
  • Trevorite - NiFe2O4
  • Ringwoodite - SiMg2O4, um polimorfo de olivina abundante no manto entre 520 e 660 km de profundidade e um mineral raro em meteoritos

 

 


espin-lio-branco.jpeg

Caracteristicas fisicas

Cor principal : vermelho
Outras cores : azul, incolor, amarelo, preto, laranja, rosa, verde, violeta
todas as intensidades de cor, do quase incolor ao muito escuro
Cor do traço : branco
Brilho : vitreo
Dureza : 8.0
Densidade : 3.54 à 4.62
Clivagem : imperfeito
Fratura : concoide, irregular
Propriedades oticasTransparência : transparente
certas variedades são translucidas e opacas
Refringência : 1.712 - 1.760
Birrefringência : 0.000
Nula isotropica. O indice de refração dos espinélios vermelhos se situa entre 1,72
Dublagem : não
Dispersão : 0.020 (0.011)
Pleocroismo : ausente
Numero de cores : 1
Espectro de absorção : 685 - 675 - 665 - 595 - 490
Para o espinélio vermelho (espectro de cromo)632,585,555,478,458 para o azul (espectro do ferro)
 espectro rede espinélio azulespectro rede espinélio azul
 espectro rede espinélio violetaespectro rede espinélio violeta
 espectro rede espinélio vermelhoespectro rede espinélio vermelho
Fluorescência : variavel
Forte para as cores vermelha e rosa, muito fraca para o azul
Inclusões : cristais alinhados de dolomita e de apatita
Cristais: Octaedros, tetraedros e mesmo raramente em dodecaedros, frequentemente em cristais geminados e achatados.

Sistema cristalino : cubico

Signos do zodíaco : capricórnio, aquário, peixes, aries, touro, leão, virgem, balança, escorpião

 

 


Para conhecer sobre outras pedras clik aqui

Voltar ao topo
Loja CristaisdeCurvelo no What's app