Carregando... Por favor, aguarde...

magnesita-com-espessartita-vermelho-cod-36.6-2-88254-zoom.jpg

ESPERSSARTITA

 

Espessartita é uma das variedades da granada. Pedra energizante irradia tons dourado, laranja e vermelho. Promove proteção. Aumenta a criatividade permitindo que se possa expressar livremente. Te ajuda a manifestar suas ideias. Otimismo. Traz confiança e elimina o medo. Deixa a mente mais clara e racional. Ótima pedra para ser usada contra depressão.

 

Granada A Espessartita vibra numa frequência muito alta. Ela acentua a vontade de ajudar os outros e fortalece o coração. É antidepressiva e combate pesadelos. Trata a intolerância à lactose e a falta ou excesso de cálcio. A Bíblia dos Cristais 01 pág. 13

 

Seu nome vem da jazida de Spessart-sur-le-Main na Baviera. Os mais belos provêm da Africa, na Namibia, de uma jazida recentemente descoberta que produziu os famosos granadas "mandarim" de uma cor viva e de muito belo brilho, e que parece esvaziada. As granadas "malaya" : elas são intermediarias entre o piropo e a spessartita e possuem a caracteristica de mudar de cor conforme o tipo de luz : natural, incandescente : de alaranjado à rosa firme, elas foram descobertas nos anos 1990(ver piropo)

 

Local de extração

Ela é uma granada, encontra-se muito belas na Namibia (apelação granada mandarim, ou mandarine em francês) mas também na Birmânia, no Paquistão, no Brasil, na China, nos Estados Unidos, no Quênia, em Madagasgar, no Sri-Lanka, na Tanzânia, na Nigéria de onde provêm belas pedras lembrando a cor da granada mandarim de Namibia e frequentemente confundidas com ela.

 

Utilização em joalheria

Pedra robusta, de um belo brilho, facil de lapidar, por vêzes de uma bela cor laranja vivo, mandarim. Ela é montada em anéis, brincos, pingentes (talho em pera). A granada é uma pedra aniversario do segundo ano de casamento.

 

Cuidado e precaução no cotidiano

Facil de manutenção como todas as granadas, lavagem com agua e liquido para louças, enxague com agua pura e secagem cuidadosa.

 

Gemas aproximativas

Almandina , Andaluzita , Crisoberilo , Citrino , Grossularia , Opala , Esfalerita , Titanita , Topazio

 

Litoterapia cultural e historica

Ela estaria em relação com o chacra do plexo solar. Esta pedra teria uma ação benéfica sobre o apetite para recuperar uma alimentação perdida, mas também um efeito sobre o desejo sexual que ela permitiria também de reencontrar. Dizem que ela permitiria de desculpar as pessoas ansiosas.

Imitações e tratamentos

Numerosas imitações : vidro colorido em vermelho alaranjado, espinélios e rubis sintéticos, oxido de zirconia sintético vermelho, 

 

Caracteristicas quimicas

Mn3Al2[SiO4]3 silicato de manganês e de aluminio

 

Caracteristicas fisicas

Cor principal : laranja Outras cores : castanho, vermelho todas as tonalidades desde o laranja Cor do traço : branco Brilho : diamantado, vitreo Dureza : 6.5 à 7.5 Densidade : 4.12 à 4.20 Clivagem : imperfeito Fratura : concoide, irregular clivagem dificil

spessartine-namibie-taille-ovale.jpg

Propriedades oticas

Transparência : transparente

Refringência : 1.790 - 1.820

Birrefringência : 0.000 Nula, isotropica, por vêzes algumas pedras apresentam uma anomalia

Dublagem : não

Dispersão : 0.027 (0.015)

Pleocroismo : ausente

Numero de cores : 1 Isotropico

Espectro de absorção : 432 - 412

Fluorescência : inexistente

Inclusões : solidos (apatita) e liquidos, geada de cura Cristais Hexotaedros, dodecaedros cristaux

Sistema cristalino : cubico

 

Outras informações

Signos do zodiaco : aries, gêmeos, leão, virgem, escorpião

Mes : janeiro


Para conhecer sobre outras pedras clik aqui

Voltar ao topo
Loja CristaisdeCurvelo no What's app