Carregando... Por favor, aguarde...

sphene.jpg

ESFÊNIO

 

Esfênio tambem é conhecida como Titanita. A maioria é transparente, possuindo uma gama de cores, mas a mais comum no mercado é a amarela esverdeada. Sua maior força é sua ajuda na capacidade de aprender coisas novas. Acelera o aprendizado, te ajuda a absorver melhor as informações e ainda fazer um link com ideias intuitivas similares a outras disciplinas. Aumenta a força de vontade e a realização de seus desejos. É uma pedra excelente para ajuda-lo a pensar mais claramente, estimulando a criatividade e a organização. Esfênio promove a abundancia e a prosperidade em todos os aspectos de sua vida. Estimula a visão psíquica e ajuda a desenvolver a intuição. Durante a meditação faz uma conexão com seus guias espirituais trazendo uma sensação de paz e alegria.

 

O nome vem do grego sphen, que significa cunha: uma alusão ao formato de seus cristais quase sempre muito pontudos. O nome Titanita deriva do elemento Titânio. Também conhecida como titanita, esta gema de coleção ocorre nas cores amarela, verde e marrom. Em estado bruto, é reconhecível por sua forma cristalográfica com aspecto de cunha, clivagem prismática e, nos exemplares facetados, por sua elevada dispersão (superior à do diamante e realçada ao lapidá-lo em estilo brilhante, mas nunca em cabochão).

 

Quimicamente, constitui-se de um silicato de titânio e cálcio, de dureza 5 a 5 ½, densidade 3,52 (± 0,02) e pleocroísmo intenso. Seus elevados índices de refração, 1,900 - 2,034 (± 0,020), proporcionam um brilho sub-adamantino e sua elevada birrefringência, da ordem de 0,100 a 0,135, ocasiona a duplicação das arestas do pavilhão em exemplares lapidados, ao serem observados através da mesa.

 

O esfênio exibe um espectro de absorção com uma série de linhas nas regiões do alaranjado e do amarelo, devidas aos denominados elementos terras raras. A principal ocorrência brasileira localiza-se no município de Capelinha, em Minas Gerais. Identificada em 1795, seu nome exprime seu forte teor em titânio. Ela foi por muito tempo chamada de esfênio que vinha do grego "sphenos", canto, que qualificaria muito bem a forma de seus cristais em forma de canto. A broquita de mesma composição cristaliza em um outro sistema cristalino : ortorrômbico e a uma dispersão mais forte ainda. Os mineralogistas a chamam titanita mas o antigo nome de esfênio é mais utilizado pelos gemologos.Existe uma variedade cromifera de uma cor verde esmeralda.

 

titanite-sphene-chromifere.jpg

Local de extração

Bastante difundido, ela é encontrada nos maciços do Lovozero e de Khibiny (quase Ilha de Kola, Russia), nos alpes austriacos, italianos, suiços e franceses, na Noruega (Kragero e Arendal), na Birmânia, no Brasil, nos Estados Unidos, no México, no Sri-Lanka, em Madagascar, no Paquistão.

 

Utilização em joalheria

Pelo Fato de seus fogos intensos (superiores aos do diamante) e seu brilho, ela se lapida em brilhante e é muito colecionada. As pedras verde-amlarela têm "fogo" (brilhos de cor) vermelhos.

Cuidado e precaução no cotidiano

Fragil pela sua fraca dureza.

 

Gemas aproximativas

Andaluzita , Axinita , Cerussita , Crisoberilo , Sheelita , Esfalerita , Topazio , Turmalina , Vesuvianita , Zircão

 

Litoterapia cultural e historica

A titanita agiria ao nivel do chacra do plexo solar e interviria sobre todos os chacras superiores os ativando. Ela provocaria o desejo de conseguir o sucesso, o entusiasmo, a alegria criativa, a vontade de ir para frente.

 

Imitações e tratamentos

Por tratamento térmico, a titanita castanha se torna vermelha ou alaranjada.


     
    epidoto-no-estojo.jpg       esfenio.jpg

Caracteristicas fisicas

 

Caracteristicas quimicas: CaTi[SiO5] silicato de titânio e de calcio

Cor principal : amarelo

Outras cores : castanho, vermelho, verde

Cor do traço : branco

Brilho : diamantado, resinado

Dureza : 5.0 à 5.5

Densidade : 3.40 à 3.55

Clivagem : vale

Fratura : concoide, irregular

 

Propriedades oticas

Transparência : transparente

Refringência : 1.845 - 2.100

Birrefringência : 0.100 Muito forte, bi-eixo positivo

Dublagem : sim

Dispersão : 0.051 (0.035)

Pleocroismo : forte

Numero de cores : 3 Incolor, verde-amarelo, avermelhado

Espectro de absorção : 586 - 582

Fluorescência : inexistente

Signos do zodiaco : gêmeos, leão, virgem, sagitario

 

Para conhecer sobre outras pedras clik aqui

Voltar ao topo
Loja CristaisdeCurvelo no What's app