Carregando... Por favor, aguarde...

Anortita

Pedra de garimpo extraido diretamente da natureza não foi feita em laboratorio por mãos humanas.

 

Anortita.jpg

 

Anortita ou anortite é um dos minerais da série da plagioclase, um dos grupos de minerais mais abundantes na crusta. A fórmula química da anortita é CaAl2Si2O8.

A anortita é o extremo cálcico da série da plagioclase, sendo o outro a albita (rica em sódio). O intervalo de composições intermédias entre estes dois minerais apresentam rácios variáveis de sódio e cálcio.

Cristaliza no sistema triclínico, sendo incolor a branca com brilho vítreo. A sua dureza é de 6 a 6.5.

A anortita ocorre em rochas ígneas e metamórficas. As ocorrência tipo são Monte Somma e Valle di Fassa na Itália. Também ocorre em grandes quantidades nas rochas dos planaltos lunares e foi encontrada em amostras do cometa Wild 2

Descoberta no vesuvio (Italia) em 1823 pelo mineralogista Rose, seu nome vem do grego "que não tem direito" trazendo seus cristais triclinicos.
Ela é centro calcico da familia do plagioclasio.

 

Grupo: Feldspato.

Cor principal : incolor

Outras cores : amarelo, rosa

Cor do traço : branco

Brilho : vitreo

Dureza : 6.0 à 6.5

Densidade : 2.75 à 2.77

Clivagem : perfeito

Fratura : irregular

Sistema: Triclínico.


Tipo: Promove uma sensação de equilíbrio e totalidade. Aumenta a integração entre o corpo, a mente e o espírito, trazendo com isso, um sentimento de estabilidade e de aceitação do mundo em que vivemos.

Local de extração: Encontra-se no mundo inteiro, na França em Lassur (Ariège) no Aveyron, em Tarqmiye, na Palestina, nos Montes Taurus na Turquia, na Libia, em Madagascar, no Brasil

 


Para conhecer sobre outras pedras clik aqui

Voltar ao topo
Loja CristaisdeCurvelo no What's app